Diante da pandemia do Covid-19, o CAU/BR e os CAU/UF, por ocasião do Dia Mundial da Saúde, posicionaram-se sobre o papel da Arquitetura e Urbanismo na transformação de nosso ambiente construído em habitações e cidades saudáveis. A “Carta à Sociedade, às Autoridades e aos Arquitetos e Urbanistas do Brasil”, divulgada no dia 07 de abril, obteve grande repercussão nos veículos midiáticos, como o Estadão e Terra, além de uma entrevista exclusiva do presidente do CAU/BR Luciano Guimarães à Agência Rádioweb, cujos boletins são disttribuidos para 2418 emissoras de todo país.
A carta afirmou que a pandemia escancarou problemas sanitários caracterizado por deficiências habitacionais e urbanísticas nas cidades. Em entrevista à Agência Radio Web, o presidente Luciano Guimarães afirmou que a precariedade das áreas periféricas é uma preocupação antiga do Conselho. “Em 2018 foi editado uma carta intitulada ‘As cidades pedem socorro’ justamente para chamar a atenção dos candidatos à presidência da República e Congresso Nacional para a situação caótica das áreas periféricas principalmente onde vive a população de baixa renda. Não tem habitação e as condições que garantam salubridade para convívio familiar, não tem espaços públicos adequados, não tem infraestrutura, água e rede de esgoto, vivemos total descontrole das condições epidemiológicas”, rekembrou o presidente.
Confira aqui a íntegra da entrevista do presidente do CAU/BR à Agência Rádio Web:
Dentre as medidas necessárias para controlar as adversidades, o documento cita a “a implementação de ações que garantam condições dignas de moradia e habitabilidade”, como a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), prevista na Lei 11.888/2008, e que até hoje não foi efetivamente implementada pelo poder público, como reforçou Luciano Guimarães em entrevista.
O documento também aponta as medidas adotadas pelo Conselho para auxiliar os profissionais em meio à pandemia, como a flexibilização de prazos de pagamento e a “criação de um programa nacional de recuperação financeira do setor que ofereça linhas de financiamento com bancos públicos”.
A “Carta à Sociedade, às Autoridades e aos Arquitetos e Urbanistas do Brasil” também foi noticiada na Agência O Globo, Revista JRS, Gazeta Brasília, Por Dentro de Minas, Portal do Sena.
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. A data de 7 de abril coincide com o dia da fundação da organização.
Veja também:
Dia Mundial da Saúde: CAU propõe ações para tornar nossas cidades saudáveis