CATEGORIA

Casa dos Arcos abriga lançamento do Manual do Arquiteto e Urbanista

“Totens” em tamanho real dos arquitetos Lelé, Lucio Costa e Oscar Niemeyer

 

Um presente para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Assim foi tratado o lançamento do Manual do Arquiteto e Urbanista, em Brasília, no dia 15 de dezembro. O evento foi realizado na Casa dos Arcos, um dos ícones da Arquitetura de Brasília, projetada por João Filgueiras Lima, o Lelé, com a presença de arquitetos, autoridades e convidados internacionais. Na ocasião, também foi apresentada a campanha nacional de valorização profissional lançada pelo CAU/BR no fim de novembro.

 

O lançamento do Manual serviu também para comemorar os quatro anos de fundação do CAU/BR e o 108º aniversário de nascimento de Oscar Niemeyer. O presidente do CAU/BR lembrou como foi tomada a decisão de inaugurar o CAU no mesmo dia do nascimento do maior arquiteto brasileiro. “Os primeiros conselheiros eleitos do CAU/BR tomaram posse no dia 18 de novembro e convoquei a primeira reunião do Conselho para o dia 15 de dezembro de 2011 quando, por sugestão do saudoso colega Miguel Pereira, decidimos encaminhar ao Congresso Nacional a proposta de marcar aquela data como Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista – por ter sido o dia em que foi empossado o primeiro presidente do CAU/BR, passando então a vigorar a Lei 12.378/2010, e também em homenagem ao colega Oscar Niemeyer””, afirmou. Em seu discurso, Haroldo também homenageou João Filgueiras Lima, o Lelé, arquiteto que projetou a Casa dos Arcos.

 

Miriam Addor, presidente da AsBEA e secretária-executiva do Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), apresentou o Manual aos mais de 300 presentes no evento. “Se o arquiteto tem dúvidas sobre o RRT, se ele não sabe como fazer um Registro de Direito Autoral, se ele quer saber as regras do Código de Ética, o Manual explica”, afirmou Miriam. “A sugestão para sua criação veio do presidente da FNA, Jeferson Salazar, e prontamente aceita pelos outros membros do CEAU”. O presidente em exercício do CAU/DF, Gunter Kohlsdorf, destacou que o papel dos arquitetos ainda não é muito conhecido pela sociedade, e que ações como o lançamento do Manual e a campanha de valorização profissional podem ajudar a mudar esse cenário.

 

Vista parcial do público presente na Casa dos Arcos, projetada por João Filgueiras Lima (Lelé)

 

 O deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que também é arquiteto e urbanista, prestigiou a cerimônia. “A cada evento do CAU que participo, tenho mais certeza de que fizemos o certo ao criar nosso conselho próprio”, disse o deputado. José Augusto Viana Neto, presidente do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, lembrou que participou de várias reuniões sobre a criação do CAU. “Hoje vemos que foi feito um excelente trabalho nesses quatro anos”, disse.

 

Na ocasião também foi assinado um memorando de entendimento entre o CAU/BR e a Ordem de Arquitetos de Cabo Verde, com vistas a criar ações de cooperação entre os profissionais brasileiros e os que vivem no país africano. “Gostaria de agradecer pelo aprendizado que estou tendo com essa visita a Brasília e também com os colegas que estou conhecendo”, afirmou o presidente da Ordem de Cabo Verde, César Freitas.

 

Ao final da cerimônia, os convidados se divertiram com as caricaturas feitas na hora pelo cartunista Paulo Caruso, autor das ilustrações que fazem parte do Manual do Arquiteto e Urbanista.

 

O cartunista Paulo Caruso

 

Paulo Caruso (de costas) e Miriam Addor

 

Paulo Caruso produziu mais de 100 desenhos durante a noite

 

César Freitas e Haroldo Pinheiro assinam memorando de entendimento entre Ordem dos Arquitetos de Cabo Verde e CAU/BR

 

Funcionários do CAU/BR

 

O presidente do CAU/BR, conselheiros, colaboradores e convidados

 

Fernando Mungioli (revista Projeto) e os arquitetos Danilo Terra e Pedro Tuma, dois dos autores do projeto da casa de dona Dalma, apresentado na campanha de valorização profissional

 

Convidados são retratados pelo cartunista Paulo Caruso

 

O conselheiro federal pela BA, Hugo Seguchi, exibe caricatura feita por Paulo Caruso, ao lado de “totem” de Lelé

 

Veja a galeria completa de fotos aqui.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

0 resposta

    1. É verdade, ao colocarem somente arquitetos, passa a imprensão que não houve nenhuma arquiteta de renome no Brasil que pudesse representar a classe em tão importante evento.

  1. PARABÉNS! BELA INICIATIVA E PELO VISTO SUCESSO ABSOLUTO DO EVENTO!

    Eduardo.

  2. Muito bom. Por favor gostaria de receber este manual.
    Antonio Augusto da Fonseca. Rua mavari 43. Alto da mooca . SP. SP. Cep. 03181.110.cPF 03293834850.
    Obrigado

  3. Tenho orgulho desta profissão, muito xiqui esta mensagem e mais ainda deverá ser este manual do Arquiteto, quando puderem me enviem um
    Obrigado

  4. GOSTARIA DE RECEBER O MANUAL NO ENDEREÇO:
    RUA MINAS GERAIS, 161- BAIRRO JARDIM BELA VISTA- SERRANA-SP
    CEP-14150000, EM NOME DE PEDRO DIAS DOS REIS. CAU-A-33337-9.
    OBS. SE TIVER CUSTO, MANDE O BOLETO POR FAVOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo