O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU/AC) realiza, nos dias 11 e 12 de dezembro, a palestra “Do papel social ao projeto e obra: A experiência do programa Nenhuma Casa Sem Banheiro do CAU/DF”.
A palestra, que é voltada para arquitetos e urbanistas, estudantes e demais profissionais da área, ocorre a partir das 18h30, no Hotel Nobiles Suítes, localizado no Centro.
A ocasião, que também conta com oficina, aborda a atuação de profissionais na promoção da inclusão social, desde a concepção do projeto até a execução da obra.
Como destaque, será abordada a experiência dos profissionais Gustavo Guedes e Filipe Paiva, arquiteto e urbanista e engenheiro civil, respectivamente. Os dois fizeram parte da implantação do Programa Nenhuma Casa sem Banheiro, do CAU/DF.
As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário disponibilizado pela autarquia.
Curriculum dos palestrantes
Gustavo Guedes é arquiteto e urbanista especializado em Habitação e Cidade, com uma trajetória marcante na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab/DF) entre 2016 e 2022, onde implementou políticas públicas pioneiras de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), transformando os lares de centenas famílias de baixa renda.
Como membro voluntário da Comissão de Assistência Técnica do CAU/DF, colaborou em cursos de capacitação técnica em ATHIS, Jornadas de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (JATHIS) e coordenou o eixo de Melhorias Habitacionais no curso online promovido pelo IAB/DF (ATHISBSB).
Também atuou na capacitação técnica dos arquitetos selecionados para o programa “Nenhuma Casa Sem Banheiro” do CAU/DF. Essa trajetória o levou à docência, onde leciona sobre o papel social da arquitetura, visando democratizar a arquitetura e o urbanismo. Coordenou um escritório modelo de assistência técnica e hoje é coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio de Brasília.
Filipe Paiva de Oliveira é um engenheiro civil formado pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) em 2018. Após a graduação, Filipe se especializou em Gestão e Engenharia de Custos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) e pós-graduação em Projetos Elétricos na Universidade Focus, ambas em andamento.
Filipe iniciou sua carreira como estagiário na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab/DF), onde atuou na Diretoria de Produção Habitacional (Dipro) de 2016 a 2018. Desde 2018, ele tem se destacado na Diretoria de Assistência Técnica (Diate), implementando a Lei Federal nº 11.888/08, que trata da Assistência Técnica de Interesse Social (ATHIS).
Com vasta experiência na execução de melhorias habitacionais, Filipe desenvolve projetos com soluções personalizadas para moradias em áreas de interesse social, promovendo sempre um trabalho multidisciplinar. Ele articula com profissionais de arquitetura, urbanismo e serviço social para garantir a eficácia e sustentabilidade dos projetos.
Além de seu trabalho técnico, Filipe é um palestrante ativo e consultor na área, participando regularmente de grupos de debate sobre o direito à moradia e à cidade. Sua dedicação e expertise têm contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida em comunidades carentes.
(Com informações do CAU/AC)