ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Banco Central determina nova sistemática de cobrança de boletos bancários

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo iniciou no decorrer de junho a implantação do sistema de boletos de pagamento e cobrança registrada. A mudança atende a exigência feita pelo Banco Central à Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). Todos os Conselhos estão obrigados a seguir a nova sistemática assim como outras instituições públicas, empresas em geral e até condomínios.

 

Em razão da mudança, por enquanto, não será mais viável emitir e pagar os boletos no mesmo dia.  Em breve, com a implantação do sistema de comércio eletrônico, será viável a automatização da liquidação e baixa do boleto no mesmo dia. Veja mais detalhes abaixo e não deixe seus pedidos para a última hora. 

   

Os principais objetivos, segundo o BC, são modernizar o serviço, gerar mais segurança no processo e reduzir riscos e fraudes. O sistema evita erros na hora de fazer o pagamento. A novidade também permite a utilização do Débito Direto Autorizado. Se o arquiteto e urbanista tiver esse serviço habilitado em seu home banking, ele receberá essa cobrança diretamente em sua conta.

 

 

 

COMO PAGAR BOLETOS DO CAU

 

Conforme as normas, os boletos deverão ser registrados pelo Conselho, antes da liquidação, no banco emitente (Banco do Brasil). O procedimento vinculará automaticamente os boletos ao CPF (no caso de pessoas físicas) ou CNPJ (pessoas jurídicas) dos pagadores. Além da anuidade do CAU, todas as taxas cobradas pelo Conselho – emissão de RRT, CAT-A, RDA e carteiras profissionais – adotarão o boleto com registro.

 

O pagamento com registro poderá ser feito apenas no dia seguinte à emissão do documento; e desde que a emissão seja feita até as 16h (horário de Brasília). Caso o boleto seja emitido após as 16h, o registro será feito no próximo dia útil e o pagamento só no dia subsequente. Esse é o tempo necessário para o processamento manual dos registros dos boletos pelo Conselho e pelo BB. Assim, por exemplo, um boleto emitido em uma segunda-feira até as 16h, poderá ser liquidado somente na terça-feira. Veja tabela abaixo:

 

 

Diante da mudança, recomenda-se que os profissionais não deixem para a última hora a emissão de boletos do CAU, em especial nos casos em que precisam apresentar documentos como a CAT-A para participarem de concorrências públicas.

 

É importante ressaltar que o Conselho está envidando esforços para que,  antes mesmo da implantação do comércio eletrônico, aprimorar o processo com possíveis registros de boletos em mais de um lote por dia, não somente de um dia para outro, a depender da capacidade operacional de cada CAU/UF. 

 

A nova sistemática está baseada nas Circulares nº 3.461/2009, 3.598/12 e 3.656/13, do Banco Central do Brasil.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa Central de Atendimento (de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h):

Atendimento Online

0800-883-0113 (ligação gratuita)

4007-2613

121 respostas

  1. Fiz um parcelamento das anuidades e venho pagando conforme o que acordei no ato. Uma palhaçada não poder votar estando as parcelas em dia. Também vi quantos arquitetos tem no sistema. Pergunto vocês sabem quantos consegue trabalho? Pergunto cadê a fiscalização do CAU? Não vejo placas de fiscalização do CAU. Que Conselho é este. O CAU é para os grandes incorporações apenas. Por isso que as cidades mais parece uma amontoado de caixinhas.Deveriam extinguir o curso de arquitetura.

    1. Clausa, também fiquei tentando votar, falar com alguem via chat é impossivel, telefone idem. Dou aula nos curso de arquitetura e também nao estou conseguindo votar! Depois ficam ameaçando…se não votar…. !!!! Se digito meu CPF o profissional existe, na hora que peço uma senha dá que não encontrado!
      Nao boa…. o que o CAU faz pela arquitetura e pelos arquitetos? NADA! Apenas burocratiza para ganhar mais poder politico! E uns centavinhos a mais!
      Sou Coordenadora de curso universitário e não vejo nenhuma ação SIMPATICA junto aos futuros arquitetos.
      TRISTE.

  2. PRECISAM MELHORAR ESTE SITE,PRINCIPALMENTE QUANDO ESTAMOS PREENCHENDO ALGUMA PÁGINA, E PRECISAMOS ABRIR UM SITE OU UMA ABA, AO RETORNAR OS DADOS SÃO TODOS PERDIDOS OU APAGADOS. SO SERVEM PA COBRAR, E NEM PRA ISSO TÁ PRESTANDO MAIS, TODA VEZ QUE VOU IMPRIMIR UM BOLETO, O SISTEMA TRAVA.

  3. Boa tarde CAU
    Gostaria de uma explicação mais detalhada: o pagamento pode ser feito no mesmo dia da emissão, mas o mesmo só é liberado após o dia útil seguinte ou não pode ser pago pq o sistema não consegue reconhecer o pagamento? Pq paguei umas três RRTs emitidas no mesmo dia do pagamento.
    Att.

    1. Telma, o boleto só pode ser pago após registro pelo CAU/UF. Sugerimos que entre em contato com nossa Central de Teleatendimento (de segunda a sexta, das 9 às 19h)
      Chat: http://www.caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  4. Um Conselho que possui uma máquina gigantesca é pego de “surpresa” com uma resolução do BACEN que já era conhecida de todos há muito tempo. Ao invés de se preparar, implementar um serviço de registro automático dos boletos, resolve fazer tudo MANUAL, jogando o ônus da demora para os Arquitetos e Urbanistas.

    Por que não correram atrás de uma solução automatizada ANTES?

    Vamos trabalhar mais…

  5. Isso é um tremendo retrocesso no processo. é inadmissível que um conselho “invente” uma coisa que é tão simples e prejudique nós( arquitetos). Como se não bastasse a demora p liberar o boleto após o pagamento. Gostaria de saber qual a “historia p boi dormir” por trás desse atraso de vida.

    1. Patrícia, conforme explicado acima, essa é uma decisão do Banco Central. Todos os Conselhos estão obrigados a seguir a nova sistemática assim como outras instituições públicas, empresas em geral e até condomínios.

  6. como faço pra dar entrada em rt
    estao pedindo pra eu dar ok no capcha

  7. SE FOR PARA DAR MAIS SEGURANÇA EVITANDO AS FRAUDES, QUE SEJA BEM VINDO.

  8. O CAU…………….pelo amor dos meus filhinhos, ajude eu a pagar voçês, não consigo gerar nada, só pede para confirmar, e nada aparece de confirmação……………preciso pagar a anuidade, ou não. CAPTCHA cadê você minha filha para confirmação? Não adianta nada pedir para eu entrar em algum lugar que está tudo escuro.

    1. CAU…pq ñ vai direto e fornece as respostas!!! Não estou conseguindo gerar RRT, tenho 03 processo de bombeiro para entregar amanhã!!

      Como fica?

      Tenho q tirar hoje!

  9. Quem administra o CAU não trabalha como arquiteto? Para que serve o bendito conselho somente para criar problemas para os filiados obrigatórios. A RRT tem que ser dentro do mês agora não pode ser paga no mesmo dia. O que vcs fazem em prol dos arquitetos, parem com tanta burocracia e pensem em quem trabalha para sustentar o CAU!

    1. Paulo, entendemos a dificuldade e destacamos que se trata de uma exigência do Banco Central a todos os conselhos profissionais, não foi uma decisão do CAU. Estamos trabalhando para implementar em breve o sistema de comércio eletrônico junto aos bancos, assim os boletos serão validados automaticamente.

      Lembramos ainda que o CAU/BR e os CAU/UF são compostos por arquitetos e urbanistas, eleitos entre todos os profissionais do Brasil. Este ano teremos Eleições do CAU para o mandato 2018-2020. Saiba mais em http://www.caubr.gov.br/eleicoes-do-cau-veja-quantidade-de-vagas-nos-cauuf-em-2018/

  10. CAU/SP: A forma que foi feita para tiras RRT, ficou muito complicado , alem de repetitivo as imagens .
    Não to conseguindo tira-lo.

  11. Repostando a pergunta da Angela, já que não responderam:

    Eu gostaria de saber que outras profissões, além de arquitetura e engenharia, têm que pagar por cada trabalho realizado, com as RRTs e ARTs. Os médicos pagam por cada consulta que prestam? Os advogados pagam por cada parecer ou processo em que atuam? Todos, evidentemente, têm responsabilidade profissional pelos trabalhos realizados e respondem oficialmente por eles, mas só os arquitetos e engenheiros têm que pagar POR CADA TRABALHO REALIZADO, além de todos os outros impostos, como ANUIDADE DO CONSSELHO, ISSQN, IMPOSTO SINDICAL, IMPOSTO DE RENDA…
    Qual a justificativa para isso?

    1. Nós sabemos que existe a lei, só não compreendemos tantas cobranças…

    2. Lei foi criada por alguém e também pode ser alterada e suprimida alguns artigos. Podem suprimir a cobrança de RRTs e manter o documento sem cobrança nenhuma.

  12. ainda não consigo pagar a ULTIMA parcela e ainda estão me cobrando juros, não acho justo pagar!!!…
    muito ruim!!

  13. Gostaria de saber como está a ação judicial que retira atribuições dos arquitetos, tais como: Projeto e Execução de instalações elétricas de baixa tensão, Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto no Meio Ambiente – EIA-RIMA, entre outras atividades.

  14. Muito triste os profissionais serem tão intolerantes às mudanças. Lamentável a falta de educação de alguns. Parabéns CAU pelo serviço prestados aos profissionais. É pela segurança dos mesmos que tais mudanças estão sendo estabelecidas.

  15. Paguei os boletos em 3 parcelas, sendo que inverti a o pagamento da segunda, pagando primeiro a terceira, entrei em contato com CAU SP e me informaram que estariam disponibilizando o boleto da terceira parcela novamente……recebi uma mensagem via celular informando que o os boletos estavam disponíveis no site.
    entrei lá e não tem como imprimi o boleto ?
    ENQUANTO ISSO ESTOU PAGANDO JUROS E MORA POR ATRAZO NO PAGAMENTO !
    CAU – CONSELHO ??? TA ME PARECENDO MAIS UM DESTES SINDICATOZINHOS ESQUERDOPATAS QUE NOS SUGAM ATÉ A ULTIMA GOTA.
    PAGAR PRA TRABALHAR, E ONDE ESTA A VERBA MILIONÁRIA QUE O GOVERNO DESTINA AO CONSELHO ???

    NOS SEPARAMOS DO CREA POR NÃO CONCORDAR COM UMA INFINIDADE DE SITUAÇÕES, AGORA VEJO QUE NADA MUDA, PELO CONTRARIO, TUDO CONTINUA IGUAL E PIOR, AS ASSOCIAÇÕES DE ENGENHEIROS, ARQUITETOS E TÉCNICOS PERDERAM A LIGAÇÃO COM O CAU JÁ NA SUA CRIAÇÃO, HOJE AS ASSOCIAÇÕES ESTÃO SUJEITAS A VERBAS DO CREA PARA CONTINUAR SEUS TRABALHOS REGIONAIS ???? O CAU ATUA DE FORMA ELETRÔNICA EM TUDO QUE FAZ, PASMEM COLEGAS NUMA ÁREA EM QUE SE DIZ HUMANAS ? CREIO QUE SEJA O MOMENTO DE COLOCAR O DEDO NA FERIDA E IR A LUTA, JÁ QUE ALGUNS POR LÁ NÃO ESTÃO DANDO OUVIDOS PARA NOSSAS SOLICITAÇÕES.
    TENHO DITO.

    SOU CONTRA PAGAMENTO DE RRT E DE ANUIDADE, SE FOSSE UM VALOR 10 VEZES MENOR AINDA VÁ LÁ, MAS ESTAS TAXAS SÃO ABUSIVAS MESMO.

  16. CAU.EXPRESS. COM = ALIEXPRESS.COM

    COMÉRCIO ELETRÔNICO?

    RRT É COMÉRCIO ELETRÔNICO?

    INACREDITÁVEL ISSO! !!!!!!

    1. Claudio, trata-se da nomenclatura técnica para um tipo específico de serviço bancário para emissão de boletos. Essa tecnologia será adotada pelo CAU/BR no intuito de prestar um serviço mais ágil e confiável para os arquitetos e urbanistas de todo o Brasil.

  17. Gostaria que o CAU respondesse o comentário de Angela Marin, RS – 9 de junho de 2017 às 16:0, Pois é também minha opinião.

  18. Resultado da palhaçada do Banco Central: 1) Registrei RRT neste sábado, paguei logo no domingo on line no Banco do Brasil, até hoje terça-feira ainda consta que não paguei a RRT, e naturalmente não a RRT não está liberada para impressão.2) Consequências: 2.1- deixei de receber meus honorários por falta de comprovar o registro do trabalho no CAU, 2.2- Algumas contas minhas não foram pagas, vez que dependo do recebimento de meus honorários. Quem perdeu com a palhaçada estabelecida?

  19. Lamentável! Mais uma passo atrás, de uma nação cujas normas só valem para os que trabalham honestamente e sustentam a estrutura podre existente: políticos, ministros, sindicatos, conselhos e seus aderentes. Parece samba do crioulo doido, em vez de agilizar a forma de pagamento e liberação da RRT, conseguiram aumentar os prazos de pagamento e recebimento da RRT. É uma país que precisa ser revisto, remodelado, livre das podridões dos sistemas instituídos. Cadê a cobrança das fortunas criadas via caixa 2, corrupção e ações maléficas? Alô Banco central que não detectou a transferências de fortunas podres para fora do pais, ou lavadas por laranjas. Alô Receita Federal que fiscaliza e persegue trabalhadores, cadê a notificação dos pilantras que assaltaram a nação?

  20. o horário das 16hrs é referente à Brasília ou ao horário local de CAU?

  21. SEFAZ (Secretaria da Fazenda do Município), SUCOM, dá trinta dias para pagar o DAM. Porque com o CAU e o CREA são diferentes?

  22. Eu gostaria de saber que outras profissões, além de arquitetura e engenharia, têm que pagar por cada trabalho realizado, com as RRTs e ARTs. Os médicos pagam por cada consulta que prestam? Os advogados pagam por cada parecer ou processo em que atuam? Todos, evidentemente, têm responsabilidade profissional pelos trabalhos realizados e respondem oficialmente por eles, mas só os arquitetos e engenheiros têm que pagar POR CADA TRABALHO REALIZADO, além de todos os outros impostos, como ANUIDADE DO CONSSELHO, ISSQN, IMPOSTO SINDICAL, IMPOSTO DE RENDA…
    Qual a justificativa para isso?

    1. Também tenho essa mesma pergunta ao ser feita ao nosso conselho e gostaria de uma posição que justificasse a cobrança!!!

    2. Crea e Cau só servem para tirar dinheiro dos e eng. e dos arq, Retorno ZERO.Temos de terminar com essa inutilidade! Pagar taxa para trabalhar! Isso tem que acabar!!

    3. A justificativa é aumentar a arrecadação para uso do dinheiro de forma nem sempre aceitável.

    4. Para quem o CAU presta conta do gigantesco recolhimento que é feito diariamente do nosso dinheiro suado?
      Onde, ou em que bolso se aplica? Nunca vi o conselho mostrar esse resultado…

    5. Concordo! O pagamento dessas RRTs e o pagamento de uma anuidade é algo SURREAL!!! Ou seja, justo seria no mínimo: quem emite pouquíssimas RRTS por ano ter desconto na anuidade e o oposto tb deveria ser aplicado: Quem emite muitas RRTs por ano só deveria pagar um número X máximo e ter desconto integral da anuidade.

    6. Essas abas de transparências são feitas para ninguém entender.

    7. Qual o Fato Gerador em que se fundamenta a cobrança de uma taxa para cada trabalho? Em qual resolução se apoia? É constitucional cobrar uma taxa por cada serviço prestado pelos profissionais? Essa taxa obedece a que finalidade tributária?

    8. O pior é essa política arrecadatória VERGONHOSA que se instituiu no conselho desde 2012 onde tem de se emitir um RRT para projeto, um para execução, etc. No começo você colocava qualquer atividade no mesmo RRT. É uma vergonha, e vem eleições por ai e nenhuma chapa se propôs a acabar com isso, ou seja, quanto mais, melhor e você é OBRIGADO a votar. Cadê a liberdade de se decidir se quer votar ou não? Quanto mais reclamamos da burocracia brasileira geradas pelas instituições, se cria um conselho tão burocrático quanto. Fazendo uma conta simples, a média do valor do RRT nesses 6 anos de recolhimento, R$70,00, digo, conta simples, merecia um estudo aprofundado. Sabemos que o número do RRT é crescente e já passamos do 6 milhões, total, R$450.000.000,00. Muito né? Onde está?

  23. Adorei! Meus clientes também adorarão quando tiverem de correr ao banco
    para pagar a RRT.
    Parabéns! Vocês são óptimos.

  24. Essa medida do CAU, como sempre, é para prejudicar o arquiteto.
    Meu irmão é engenheiro e não está passando por isso. Houve um referendo
    para os arquiteto decidirem se queriam essa mudança?

    1. Márcio, conforme explicamos acima, a medida é uma exigência do Banco Central, a que todos os conselhos estão submetidos. Em breve, adotaremos a tecnologia de comércio eletrônico que permitirá o pagamento do boleto em até 15 minutos após a emissão.

    2. concordo plamente…o cau semprea ferrar com a gente.. Se eu pudesse nao teria mudado para o Cau.. pois alem de pagar por cada servico cada dia ta ficando poir….

      1. Glaucia, conforme explicamos acima trata-se de uma exigência do Banco Central e que será adotada por todos os Conselhos Profissionais, não se trata de uma exclusividade do CAU/BR. Estamos adiantando o processo para instalar mais rápido o comércio eletrônico, que em breve permitirá o pagamento de boletos de forma imediata. Aguarde novidades!

  25. É lamentável que uma profissão liberal seja dominada pela mentalidade atrasada, cafona dos burocratas. Essa norma “modernizadora” é uma forma dissimulada de CONTROLE SOCIAL.Os conselhos( herança fascista)nada mais são do que órgãos auxiliares de um estado totalitário no cerceamento e aniquilação da liberdade econômica em nosso país. O CAU nasceu velho.

    1. Gisele, conforme explicamos acima, essa não é uma decisão do CAU, mas uma exigência do Banco Central. Estamos trabalhando para adotar o sistema de comércio eletrônico, que vai permitir o pagamento de boletos até 15 minutos após a emissão.

  26. Leis são feitas com base em informações relacionadas a área de atuação, e estão para serem mudadas sempre que não atendem as necessidades, precisamos de articulação politica.
    Segundo ponto é a exigência do Banco Central, ele e baseada em alguma Lei, ou são aquelas famosas normativas internas que precisam ser questionadas?
    Esta é minha simples opinião.

  27. Édio, Gostaria de saber porque na minha região, Oeste do Parana não tem fiscalização do CAU, enquanto o Crea fica nos aterrorizando com notificação de elétrica de baixa tensão e tudo oque podem incomodar. Acho justo o CAU ir se ajustando as normas e cobrar, mas precisam mostrar serviço, que os profissionais da área publica do CAU recebam salários base da entedidade e parem de captar clientes e exercer concorrência desleal com os da área privada.

    1. Não se preocupe, continue fazendo os trabalhos, lembre-se você tem habilitação.

  28. bueno…estou percebendo algo que acomete certa parcela de colegas…não somente nesta questão, mas em várias outras.
    não lêem o artigo, ou somente um pedaço dele… é já formam juízo.
    ou seja: compreendem pela metade, e julgam de forma equivocada.

    jogar sempre a culpa sobre o CAU, é nivelar por baixo.

    1. Grande Pedro, ao menos uma opinião de juízo em meio a um mundo de rebeldes sem causa! Como diz o informativo, foi uma exigência do Banco Central, os descontentes devem reclamar la na página do BACEN. Perdoai, eles não sabem o que fazem…Pedro 23.

  29. Quando a gente pensa que vai desburocratizar, piora.
    Aproveitando o momento que esta passando o país, mudanças virão.
    Está na hora de nós profissionais pensarmos se precisamos desse tanto de representantes:
    Conselho estadual
    Conselho Federal
    Sindicatos
    Institutos
    Associações
    Federações
    Etc

  30. Infelizmente é isso mesmo. Nosso conselho só serve para nos atrapalhar e cobrar. Triste. E quando a gente precisa do CAU, eles não podem ajudar. Não se tem fiscalização, não se tem serviço nenhum oferecido. Só cobrança e burocracia.

    1. Concordo em gênero, número e grau.
      A inicialtiva de um bando de cartolas de criar o CAU para sair doo CREA foi o maior dano até hoje causado a classe dos arquitetos e urbanistas! O CREA que era conselho de verdade e ainda é referencia para o governo quando se trata de contratar ou atestar profissionais. O CAU não é nem 1/100 do que o CREA é e nunca vai ser. Aliás quem estava presente em Brasília no dia da inauguração do CAU? Ele mesmo! O Mestre dos Bandidos e Salafrários – o Lulla! Assim nasceu o CAU apadrinhado pelo corruptor-mor.

      1. Salvador, informamos que o CAU conseguiu diversas vitórias para a categoria, como a criação da Tabela de Honorários, a definição das atividades privativas de arquitetos e urbanistas, o Código de Ética, resolução sobre direitos autorais… A luta dos arquitetos e urbanistas por um Conselho próprio começou há mais de 50 anos e envolveu IAB, FNA, ABEA, ABAP, FeNEA, etc. Veja em http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2014/12/Relatorio-12-05-2015-edicao-final-WEB.pdf

  31. Burocracia implementada com sucesso. Parabéns aos envolvidos.

  32. Uma dúvida, caro colega do CAU. Pra quem não deu importância a mensagem acima e fez o pagamento no dia da emissão do boleto, vai acontecer algo?

    1. Marcelo, o banco não vai aceitar o pagamento, uma vez que é uma diretriz do Banco Central. Conforme dito acima, por enquanto estamos adotando o sistema apenas para os boletos de emissão de carteiras. Os outros serviços usarão esse sistema antes de 30 de junho. Mas estamos trabalhando para adotar o mais breve possível o comérci eletrônico, que vai permitir o pagamento em até 15 minutos após sua emissão.

    2. paguei o boleto no dia da emissão e já estou com o rrt definitivo em mãos…não sei pq tanto drama sobre esta situação. se o profissional é responsavel pelo projeto ou pela obra vai lá e registra. pronto tá resolvido…

  33. POSSIVELMENTE SERÁ UMA MANEIRA DA RECEITA FISCALIZAR A AUTARQUIA – CAU = AUTARQUIA.
    JÁ JÁ ESTARÃO CRUZANDO AS INFORMAÇÕES DE ENTRADA DE RECURSOS VIA RECOLHIMENTO DAS RRT
    COM O DESCONTO DE LIVRO CAIXA OU SIMILAR.

    1. Marcel, conforme explicado na notícia acima, trata-se de uma exigência do Banco Central para todos os conselhos profissionais.

  34. Ubiratã, a emissão do RRT e seu valor foram definidos pela Lei 12.378/2010. Não se trata de uma decisão do CAU, mas do Congresso Nacional.

    Prezado(a), Entendo que não se trata de uma decisão da CAU e sou conhecedor da Lei 12.378/2010 mas, a questão que não entendo é, Porque a CAU não procede como a OAB, CREMESP, entre outros e suprime essa necessidade? Se os outros Conselhos de Classe conseguem se manter apenas com a anuidade, porque a CAU não consegue?
    A OAB conseguiu junto ao Senado federal uma tributação para os advogados de 4,50% pelo Simples Nacional, nós arquitetos pagamos 16,93%. É disso que me refiro quando falo de um Conselho atuante defendendo sua Classe. A OAB faz por merecer, já a CAU…

  35. MAIS UM RETROCESSO DO CAU, TÃO COMPLICADO COMO TER QUE PREENCHER RRT, VARIAS VEZES POR NÃO TER COMO REUTILIZAR OS DADOS, SE TODO PROJETO TEM QUE TER PROJETO E EXECUÇÃO, PORQUE QUANDO VOU PREENCHER A SEGUNDA SOME OS DADOS DO CONTRATANTE E O ENDEREÇO DA OBRA, DÃ DÃ …….

    1. Concordo com o comentário acima, é uma VERGONHA CAU, muda isso logo – já reclamei muito no 0800 – td é igual, so muda de Autoria p/ Respons.

  36. Tudo pra dificultar a vida do arquiteto. Sinceramente, a cada ano que passa me sinto mais e mais desmotivado a trabalhar, sendo regido pelo CAU. Agora até hora prevista tem pra se pagar algo que é pra sustentar os mesmos. Além de caro, claro. Burocratização total. Se você tem algum imprevisto ou aconteceu algo, ou recebe cliente depois das 16:00, fica com o tempo todo comprometido. Retrocesso total.

    1. Noah, estamos trabalhando para implementar o comércio eletrônico no SICCAU em breve. A partir disso, os boletos poderão ser pagos em até 15 minutos após a emissão.

  37. Gente, vcs leram a noticia até o fim?? É temporário, é uma exigência do Banco Central, e quando o processo já tiver sido implementado, será possível pagar por DDA, ou seja, muito mais fácil. Além de evitar erros como da colega que pagou errado o boleto.
    RRT é de responsabilidade do arquiteto, é fundamental que ela sai no seu nome. Ou o cliente vai virar responsável pelo projeto ou obra da casa dele?
    Se vc quer que o cliente pague a RRT, coloque isto no seu preço. Não dê o boleto na não dele. Não faz sentido.

    1. Concordo. O valor da RRT que vou pagar já está embutido no valor final do serviço. Cliente nem vê a cor do boleto da RRT. Assuntos com o CAU é somente do profissional.

    2. Errado.Honorários profissionais são remuneração pelo serviço (projetos, consultoria) prestado. Taxas e emolumentos são “custas do processo” e são valores reembolsados pelo contratante.

    3. …………estamos trabalhando para implementar o comércio eletrônico no SICCAU em breve. A partir disso, os boletos poderão ser pagos em até 15 minutos após a emissão.

      ALGUMA DÚVIDA DE QUE COBRAR RRT NÃO É UM COMÉRCIO????????

  38. Não consigo ver a onde esta a representatividade do conselho, para mim é mais um orgão politico e ineficiente.

  39. Caros colegas, logo logo a Receita Federal vai tá batendo na porta de seus escritórios. Ou vocês acreditam nessa conversa de que é pra modernizar o serviço?!!!

    1. Silvio, conforme explicado acima, esta é uma exigência do Banco Central a que todos os conselhos estão obrigados a cumprir.

  40. Bonito título!
    Mas alguém traduz pra mim o que é sistemática obrigatória de cobrança?
    Tico e Teco só sabem fazer projetos!
    Obrigado.

  41. so piora…outra coisa que devia mudar era poder juntar projetos e execucao numa mesma RRT como era no CREA ao inves de imprimir 2 RRTs parecidas que so da confusao na hr de pagar achando que é a mesma.

    1. NO CREA VC SÓ PAGA UMA TAXA E CONSEGUE PROJETO E EXECUÇÃO ….TUDO JUNTO….

  42. Também acho retrocesso
    Estamos demorando mais
    Porque ser on line??

  43. Meus parabéns, é piorando que se melhora.

  44. Galera, não é o CAU, é uma exigência do Branco Central.

    Mas para não ficar sem reclamar, cadê os fiscais do CAU? Quando faço uma denuncia demora meses para aparecer um fiscal na obra, muitas vezes a obra já acabou quando aparecem!

    E quando o fiscal vem rápido sabe o que acontece? Uma notificação, o fiscal nunca mais retorna e fica por isso mesmo. Depois cobram uma anuidade absurda, só para emitirem RRT.

  45. A RRT deve continuar podendo ser paga assim que emitida e a mesma deve vir em nome do Cliente (proprietário da obra) e não em nome do profissional, ou então que apareçam os dois nomes como antes!

    1. Marcia, essa diferença de prazo é temporária, por exigência do Banco Central. Em breve, o pagamento será liberado 15 minutos após a emissão.

  46. Eu queria entender uma coisa, porque eu sempre tenho que pagar uma taxa para cada serviço que eu faço alem de pagar a anuidade. Já os advogados, médicos entre outros por exemplo não paga uma taxa a cada processo que impetra ou paciente que atende. Será que isso acontece porque o conselho de classe deles é muito melhor que o nosso?

    1. Ubiratã, a emissão do RRT e seu valor foram definidos pela Lei 12.378/2010. Não se trata de uma decisão do CAU, mas do Congresso Nacional.

    2. Ora essa! eu continuo me fazendo a mesma pergunta com mais de 35 anos de profissão. Advogado ganha uma nota preta por cada processo de inventário e outros do gênero e não paga RRT, e nós que temos que apertar nosso orçamento para conseguir cliente temos ainda que embutir no preço a RRT.
      Agora piora se considerarmos os casos em que cliente e profissional são os mesmos, ou seja, cada vez que eu faço uma reforma na minha própria casa sou obrigada a pagar uma RRT.
      Os argumentos que eu conheço para a existência da RRT são:
      a) criação de acervo técnico do profissional = quando faço a regularização de uma obra pronta que não é da minha autoria e até horrorosa vai para meu acervo sem eu querer
      b) RRT tem força de contrato e pode ser usado em caso de processo judicial = se faço obra para mim, eu vou na justiça contra mim mesma?
      Por isso eu acho que o RRT deveria ser opcional, o profissional faz quando quer, quando precisa, ai sim é bom.
      Não me venha com aquela história de “é lei do Congresso”, por favor! se a lei existe é porque foi solicitada, e assim também pode ser solicitada uma reforma ou sua extinção, não é para isso que existem os Conselhos de Classe? para ser a voz dos profissionais?

    3. Colega, você sabe QUANTO É a anuidade da OAB? Os conselhos custam, embora eu concorde que o CAU precise ser aperfeiçoado e redirecionado. Mas isso é algo que cabe à categoria discutir, uma vez que nas eleições do CAU temos possibilidade de eleger nossos conselheiros, algo que não havia no Conselho Múltiplo anterior.

    4. A anuidade 2017 da OAB é R$997,30. A do CAU é R$500. Só que o que eu pago de RRT durante o ano passa muito dos 1.000,00. Ou seja, continuo pagando bem mais que a OAB. Sugestão para o CAU: quem recolher no mínimo 12 RRT’s durante o ano de 2017, não precisa pagar a anuidade 2018. E assim por diante. Que tal?

  47. Burocratização! Nós arquitetos da iniciativa privada nos sentimos um joguete, com lanças apontadas para nós: o cliente, as burocráticas aprovações de projeto nas prefeituras, o CAU… Só queria uma forma de poder cobrar por todas essas horas que perco com burocracia!

  48. A RRT deve sair no nome do cliente, não do profissional, ou a escolha como era no começo!!!!

    1. Também acho que deveria sair no nome do cliente o boleto e não do profissional… aconteceu ja comigo de um cliente me pedir porque o projeto é em meu nome e o boleto do CAU sai no seu nome??? “até eu explicar, foi demorado”.

    2. QUE CONSULTA PÚBLICA FOI ESSA QUE NINGUÉM VIU?
      O CLIENTE TEM QUE PAGAR PELO DOCUMENTO RELACIONADO AO SERVIÇO DELE….QUEM É O INTERESSADO EM TER UM PROJETO OU SERVIÇO?

  49. Me parece que a melhor vantagem da RRT para a ART diminuiu, atrasando em um dia o pagamentos dos boletos. As RRT’s ainda podem ser entregue mediante a apresentação de comprovante de pagamento? Isso já é uma medida permanente?

    1. Ingrid, essa diferença de prazo acontece por causa da exigência do Banco Central. Em breve, implantaremos o comércio eletrônico e o registro bancário será automático, permitindo o pagamento em até 15 minutos após a emissão do boleto.

  50. Que retrocesso é esse???? Tão de brincadeira? Em vez de melhorar piora????
    Coisa de louco….

    1. Desde que começou a gestão do CAU é só problema.
      Todas as medidas são estranhas e suspeitas. Não tem transparância.
      Complicado ser arquiteto no Brasil.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo