O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) e o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Alagoas (IAB/AL) estão organizando escutas preparatórias para arquitetos e urbanistas com o objetivo de definir as propostas que a categoria deverá encaminhar para incorporação ou alteração no plano diretor.
Uma primeira escuta acontecerá na sede do CAU/AL, às 19h, no dia 15 de julho. Inscreva-se aqui!
As primeiras oficinas abertas ao público ocorrerão dias 20/07 (Mudanças climáticas), 27/07 (Direito à cidade) e 03/08 (Exploração do solo urbano). Esse último tema, por sugestão do CAU/AL, poderá mudar para “Estruturação urbana e paisagem”. Esses mesmos temas serão trabalhados em oficinas fechadas com o conselho do plano diretor nos dias que antecedem as oficinas públicas. Os locais ainda serão divulgados.
Em 2025, o plano diretor de Maceió completará 20 anos desde sua aprovação e publicação. Isso significa que os instrumentos legais de conformação da cidade estão certamente defasados em relação à dinâmica urbana e às forças e interesses que movem os milhares de agentes modeladores do espaço da cidade. Incontáveis demandas de revisão do plano foram encaminhadas aos poderes competentes. De lá para cá, foram pelo menos duas tentativas frustradas de revisão, ainda que com ampla participação das comunidades maceioenses. Mais uma tentativa de atualização está se iniciando. O CAU/AL, os arquitetos e urbanistas e toda a cidade renovam a expectativa de que, em breve, teremos um plano para ordenar os destinos e a forma de Maceió.
(Com informações do CAU/AL)