Clipping

CAU apresenta Pautas da Arquitetura e Urbanismo na Marcha dos Prefeitos  

azul-topo.jpg (640×158)

 

Edição de 28 de Março 2023. 

 

Edição #16757 

 

 

Brasília, 28 de Março de 2023. 

 

 

DESTAQUES  

 

 

CAU/BR: CAU apresenta Pautas da Arquitetura e Urbanismo na Marcha dos Prefeitos  

Centenas de gestores municipais visitaram ontem o estande do CAU Marcha do Prefeitos em Brasília. Conselheiros, conselheiras e presidentes do CAU Brasil e CAU/UF abordaram os gestores municipais para apresentar as oportunidades de contribuição dos arquitetos e urbanistas para o desenvolvimento sustentável das cidades em diferentes áreas.  Veja fotos. 

 

Gov.br Em Santa Catarina, Iphan devolve à população dois novos bens restaurados 

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, entrega mais dois bens devidamente restaurados à população de Santa Catarina. As obras da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, em Florianópolis, e do Moinho Kollross, em Itaiópolis, receberam quase R$ 9 milhões em investimentos. 

 

Gov.br: Iphan lança Edital 2023 do Mestrado Profissional para ampla concorrência 

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o edital do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural para ampla concorrência, visando o preenchimento de 10 (dez) vagas prioritárias e até 04 (quatro) vagas reservas para o recebimento de bolsas de estudo. As inscrições estão abertas até o dia 9 de abril. O início das atividades está previsto para 1º de setembro.  

 

Gazeta do Povo: “Não podemos falar em sustentabilidade, temos que falar em regenerar”, diz arquiteto Michel Rojkind 

 

À frente do escritório Rojkind Arquitectos há 20 anos, o mexicano Michel Rojkind faz parte de uma geração de profissionais que vem transformando seu país – e sendo amplamente reconhecido por isso, seja por meio de premiações, menções em rankings ou convites para participar de projetos internacionais de grande escala. 

 

Archdaily: “A sociedade do futuro” será o tema principal da Expo 2025 em Osaka, Japão 

 

Em 2018, o Bureau International des Expositions (BIE) anunciou que a cidade japonesa de Osaka sediaria a Exposição Mundial de 2025, um evento que deverá atrair milhões de visitantes entre 13 de abril e encerrado em 13 de outubro de 2025. Com o tema “Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas”, esta será a segunda vez que o Japão recebe o evento, após a Expo Osaka 1970. 

 

 

 

MARCHA DOS PREFEITOS  

 

CAU/SP: Confira a participação do CAU/BR na Marcha dos Prefeitos em Brasília 

 

Ontem, 27 de março, centenas de gestores municipais visitaram o estande do CAU Brasil no Centro Internacional de Convenções do Brasil, local que concentra as atividades da Marcha, no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília 

 

FISCALIZAÇÃO  

 

CAU/PR: Nova Resolução da Fiscalização do CAU está em vigor 

 

Entrou em vigor nesta segunda-feira (27) a Resolução 198/2020, que orienta a atividade de fiscalização no sistema CAU. A norma substitui a Resolução 22, vigente desde 2012, e adapta os procedimentos e situações passíveis de sanção às necessidades atuais e de diferentes realidades dos profissionais da Arquitetura e Urbanismo. 

 

 

 

ESPECIALIZADOS  

 

Archdaily: Reinventando o puxadinho: ideias para edículas e anexos residenciais 

 

Quarto de hóspedes, churrasqueira, área de festas e até biblioteca. São muitos os usos que se pode dar a uma edícula. Comuns em muitas casas e sobrados brasileiros, esta é uma parte singular da residência que apresenta certa liberdade em relação ao programa principal — aspecto que pode ser explorado tanto com usos diversos como através das soluções construtivas empregadas. 

 

 

PRÊMIO  

 

CasaCor: Sluishuis: bairro flutuante na Holanda ganha prêmio francês de arquitetura 

 

Este ano o MIPIM Awards (Le Marché International des Professionnels de L’immobilier, que acontece todo ano em Cannes, na França) escolheu como o melhor projeto residencial a obra Sluishuis, assinada conjuntamente entre os escritórios Bjarke Ingels Group (BIG) & Barcode Architects 

 

Prefeitura de Fortaleza: Parque Rachel de Queiroz vence prêmio de melhor projeto de Urbanismo da plataforma Archdaily e concorre na categoria de Obra do Ano 

 

O Parque Rachel de Queiroz, que teve sua primeira etapa de requalificação entregue pela Prefeitura de Fortaleza, em fevereiro do ano passado, venceu o prêmio de melhor projeto de Urbanismo da plataforma Archdaily, um dos principais portais de arquitetura, urbanismo e design do mundo. 

 

 

BIENAL DE VENEZA  

 

Casa e Jardim: Demas Nwoko recebe Leão de Ouro na 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza 

 

Com foco na África e suas implicações no resto do mundo através da arte e cultura, a Bienal de Arquitetura de Veneza apresenta o tema O Laboratório do Futuro em 2023. Nesta 18ª edição, o artista, designer e arquiteto nigeriano Demas Nwoko recebe o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra. 

 

 

Archdaily: Ecologias em movimento é tema da representação chilena na Bienal de Veneza 2023 

 

Com a proposta “Ecologias em Movimento”, o arquiteto Gonzalo Carrasco e o escritório Beals Lyon Arquitectos farão a curadoria do pavilhão chileno na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, segundo informou o Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile. 

 

 

LEI PADRE JÚLIO LANCELLOTI    

 

FENAJUFE: Documentário sobre arquitetura hostil do Rio mostra a realidade dos moradores de rua na cidade 

 

O Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa para muitos, para outros tantos é, na verdade, uma cidade marcada por sua “arquitetura hostil”. O termo se refere a estratégias de design urbano que utilizam elementos para dificultar e/ou impedir o acesso e a presença de pessoas em situação de rua a certas áreas e espaços públicos da cidade. 

 

azul-rodape.jpg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Pular para o conteúdo