Com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), de 10 a 15 de novembro, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais, será realizado o “Simpósio Científico ICOMOS 2024”. Complementando essa agenda de discussões sobre preservação patrimonial, o CAU/BR promove, nos dias 12 e 13 de novembro, o Seminário da Câmara Temática de Patrimônio: Do Histórico-Cultural ao Ambiental, no Museu Boulieu, em Ouro Preto/MG, com a presença de especialistas de destaque em arquitetura e urbanismo.
O Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) é uma organização não governamental associada à Unesco e atua para promover a conservação e valorização de monumentos, centros urbanos e sítios de valor histórico. Em 2024, o evento traz como tema
“Revisitando a Carta de Veneza: Perspectivas Críticas e Desafios Contemporâneos”, refletindo sobre os 60 anos desse documento fundamental para a preservação do patrimônio cultural.
Além do apoio ao ICOMOS 2024, destaca-se a apresentação dos trabalhos inscritos pelos membros da Câmara de Patrimônio, coordenada pela conselheira federal Graciete Guerra, no Seminário da Câmara Temática. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, reunindo especialistas em debates e apresentações. Entre os participantes estão a coordenadora da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU/BR, Carla Tames, a conselheira federal Graciete Guerra, e o representante do ICOMOS Flavio Carsalade.