Políticas Afirmativas

CAU/BR apresenta Cadernos de Políticas Afirmativas na UnB

Imagem: Divulgação

No próximo dia 31/07, em Brasília, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançará os Cadernos de Políticas Afirmativas durante o 4º Seminário Mulher, Cidade e Arquitetura, organizado pela Universidade de Brasília (UnB). O evento ocorrerá no auditório Jayme Golubov, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB.

A publicação destaca que medidas urgentes devem melhorar a vida populacional, com atenção especial a mulheres e recortes de gênero, raça e classe. Na prática, isso significa garantir acesso igualitário aos serviços de arquitetura e urbanismo, promovendo uma tomada de decisões inclusiva e democrática.

A conselheira federal Josemée Gomes de Lima, coordenadora da Comissão Especial de Políticas Afirmativas (CPA), destaca que o debate sobre desigualdades promovido pelo CAU/BR nos últimos anos gerou ações significativas, como o “I Diagnóstico de Gênero na Arquitetura e Urbanismo” e a criação do “Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista”.

A publicação dos Cadernos de Políticas Afirmativas, segundo Josemée Lima, é um marco importante, pois documenta as iniciativas do CAU/BR e das Unidades Federativas (CAU/UFs) em prol da inclusão, diversidade e equidade. Além de registrar os avanços, os Cadernos propõem novas ações para enfrentar questões étnicas, raciais, geracionais, de classe, gênero, sexualidade e deficiência.

“A luta é justa, importante, necessária e vale a pena! ”, afirma Josemée Gomes de Lima. Ela reforça a importância dos profissionais de arquitetura e urbanismo se tornarem protagonistas na construção de uma sociedade mais equitativa e justa por meio das políticas afirmativas.

A mesa de abertura do lançamento contará com a presença de representantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal (IAB-DF), do CAU/BR e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF).

Após o lançamento, os participantes poderão assistir à Conferência 1 – Eixo Mulheres em Movimento, com a participação das professoras doutoras Clarice Misoczky Oliveira (PROPUR – UFRGS) e Ana Cláudia Cardoso (UFPA) e da arquiteta Luana Alves, assessora técnica na Secretaria Nacional de Periferias.

Participe! A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/SP aprova criação de Câmara Temática sobre Quilombolas e Indígenas

CAU/GO participa do lançamento dos Cadernos de Políticas Afirmativas

CAU/BR lança Cadernos de Políticas Afirmativas no 4º Seminário Mulher, Cidade e Arquitetura

Pular para o conteúdo