SICCAU

CAU/BR apresenta Diagnóstico do SICCAU na 151ª Reunião Plenária

Os conselheiros federais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) se reuniram nesta quinta-feira (29), em Brasília, para a 151ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Entre os temas discutidos, destacou-se a apresentação do Diagnóstico Sistêmico Ágil do Sistema de Informação e Comunicação CAU (SICCAU), realizado pelo gerente de Projetos da empresa NEO BIZ, Wesley Victal Pereira, e pelo especialista em Automação e Serviços Digitais, Alan Joh Hayashi. A Plenária segue até sexta-feira (30), com transmissão ao vivo pelo canal oficial do CAU/BR no YouTube.

O diagnóstico, que também foi apresentado, de forma inédita, simultaneamente para a Plenária de São Paulo na capital paulista, trouxe uma análise detalhada dos desafios de TI e questões organizacionais do CAU/BR que precisam ser abordadas nos próximos meses e anos. Entre os principais pontos levantados, destacam-se: a falência operacional do SICCAU, do ponto de vista técnico; problemas estruturais de gestão e governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no CAU/BR, e necessidade de uma abordagem mais sistêmica para a arquitetura de informações, além do SICCAU.

Para enfrentar esses desafios, foi proposta uma série de alternativas de solução em um relatório completo. As alternativas estão organizadas em três categorias: planejar e implementar um novo sistema digital – CAU Digital; planejar a manutenção sustentável do SICCAU Atual (durante o desenvolvimento do novo sistema), e reestruturar o processo legislativo do CAU/BR.

“Estamos em um momento decisivo, em que podemos vislumbrar o futuro a curto, médio e longo prazos”, destacou a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden. “Este diagnóstico não nos dá respostas prontas, mas aponta alternativas que serão discutidas coletivamente pela plenária do CAU/BR. Todos os estados e profissionais têm interesse em participar deste processo, pois o sistema, que antes era excelente, hoje já não nos atende como deveria”, frisa.

A presidente do CAU/BR enfatizou que a construção das soluções será coletiva e que a transparência será fundamental nesse processo. O diagnóstico também foi apresentado ao Colegiado de Governança do Centro de Serviços Compartilhados (CG-CSC), ao Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (FPRES), em Fortaleza/CE, e no Encontro Nacional das CEPs, em Brasília. O objetivo é garantir que todos possam participar ativamente da construção deste novo SICCAU, levando em consideração as diversas realidades das unidades federativas.

MAIS SOBRE: SICCAU

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR aprova orçamento para desenvolvimento do novo SICCAU em 2025

CAU/BR avalia futuro do SICCAU com foco nas demandas dos arquitetos e urbanistas

Veja as melhorias realizadas no SICCAU e conheça a nova plataforma

Pular para o conteúdo