No dia 26 de julho, durante a 150ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o CAU/BR deliberou sobre a continuidade e a composição da Câmara Temática de Patrimônio (CTP). Durante a reunião, a conselheira federal Graciete Guerra da Costa, coordenadora da câmara temática, apresentou um relatório das atividades da CTP.
A Câmara Temática de Patrimônio (CTP) foi instituída no dia 15 de junho de 2023 com o objetivo geral de “estimular a salvaguarda, a preservação e o fomento da Arquitetura e Urbanismo do Patrimônio Cultural, material e imaterial, como parte da Política de Estado”. Desde 10 de agosto de 2023, a CTP se reúne mensalmente.
Devido aos bons resultados apresentados pela Câmara Temática de Patrimônio, houve uma proposta de relançamento. Durante a plenária, foi votada e aprovada a “Câmara Temática de Patrimônio: Do Histórico-Cultural ao Ambiental”. A nova CTP 2024 será composta por: um membro da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA); um membro da Comissão Especial de Política Profissional (CPP); um especialista indicado pelo CAU/BR; até um representante indicado por CAU/UF; até um representante do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro; e um Assessor.