O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) realizou no dia 17 de dezembro a 50ª Reunião Plenária Ampliada, em Brasília, com a participação de conselheiros federais e presidentes dos CAU/UFs.
Durante o encontro, foram apresentados os relatórios de ações das comissões ao longo de 2024. Entre as principais deliberações, a plenária aprovou o Plano de Ação e Orçamento das unidades estaduais para o exercício de 2025 e a alteração do calendário oficial do CAU/BR para o próximo ano.
Também foi prorrogada, até 30 de junho de 2025, a atuação das Câmaras Temáticas de Meio Ambiente e Extremos Climáticos e de Patrimônio: Do Histórico-Cultural ao Ambiental.
Outro ponto debatido foi a pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentado pelo conselheiro federal Fabio Muller, coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, sobre a adequação dos Projetos Pedagógicos e das Condições de Oferta dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo às atribuições profissionais estabelecidas pelo CAU.
Além disso, foi discutida a Resolução nº 252/2024, que trata das alterações no Regimento Geral e Interno do CAU/BR e disciplina a composição dos Colegiados de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) nos CAU/UFs e a participação das entidades que integram o CEAU-CAU/BR.
Foram também apresentados os resultados da consulta pública sobre a Nova Agenda Urbana, destacando aprendizados e conclusões obtidas no processo.
A íntegra da plenária está disponível no canal oficial do CAU/BR no YouTube e as fotografias do evento podem ser acessadas no Flickr da autarquia.