A Plenária Ampliada do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) aprovou, em 26 de setembro, o orçamento destinado à construção do novo Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU). A expectativa é de que o desenvolvimento do “CAU Digital”, como está sendo provisoriamente chamado, seja iniciado em 2025.
A nova plataforma, segundo o gerente do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Bruno Torquato, vai modernizar os processos do conselho e atender melhor às necessidades dos arquitetos e urbanistas do Brasil. “A aprovação deste orçamento é um marco importante para que o time de tecnologia possa iniciar os planejamentos e contratações necessárias para o desenvolvimento do novo SICCAU”, afirmou.
A construção do novo “CAU Digital” será um processo colaborativo, envolvendo tanto as equipes técnicas quanto os conselheiros de todo o Brasil. “Estamos em um momento decisivo, no qual podemos projetar o futuro a curto, médio e longo prazo”, destaca a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden.
O Diagnóstico Sistêmico Ágil do SICCAU, realizado pela empresa NEO BIZ, identificou as principais falhas do sistema atual, que embora tenha sido eficiente em seus primeiros anos, não consegue mais acompanhar a demanda crescente e a complexidade das operações do CAU. Entre os problemas apontados estão uma base de dados desorganizada, código obsoleto e uma equipe de tecnologia da informação subdimensionada. Segundo o diagnóstico, o sistema está em estado de falência operacional.
Saiba mais
CAU/BR avalia futuro do SICCAU com foco nas demandas dos arquitetos e urbanistas