Ensino e Formação

CAU/BR comemora o Dia do Estagiário e valoriza sua contribuição na autarquia

 

Imagem: Ascom – CAU/BR

O Dia do Estagiário, celebrado no dia 18 de agosto, foi criado em 1982 para reconhecer e valorizar os estudantes e a sua contribuição para o mercado de trabalho. No Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), esses estudantes correspondem a 23% da força de trabalho da autarquia, segundo levantamento da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP).

Desenvolvido por estudantes no ambiente de ofício, o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, que busca a preparação e o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e o trabalho. A atividade, regulamentada pela Lei do Estágio, logo se tornou a principal porta de entrada para os jovens profissionais, que possuem garantias como recesso remunerado, auxílio-transporte e seguro de vida.

Segundo a estagiária do CAU/BR, Manuela Lins, graduanda do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, o estágio facilita a inserção na área de atuação e é uma etapa fundamental na formação acadêmica dos estudantes. “A inserção na área, especialmente em instituições que prestam serviços públicos, tanto ao profissional como à sociedade, é de extrema importância para a formação, pois possibilita aos estudantes o entendimento do impacto social e a responsabilidade ética da profissão”, afirma.

Lotada na Assessoria Especial da Presidência, Lins ainda destaca que a atividade desenvolvida na autarquia coopera significativamente para a compreensão da atuação de arquitetos e urbanistas. “O estágio no Conselho tem contribuído significativamente para meu entendimento pessoal do papel do arquiteto e urbanista em relação aos processos organizacionais e de implementação de projetos, principalmente na Assessoria Especial, que trata de pautas importantes no debate político, como a viabilização da Assistência Técnica como política pública em diferentes escalas”, diz.

Para a coordenadora da CGP, Elane Lima, os estagiários são uma parte essencial para o desenvolvimento do CAU/BR. “Além de nos ajudarem no dia a dia, eles trazem novas ideias e perspectivas que são super valiosas. Aqui, eles têm a chance de aprender sobre o mercado de trabalho voltado para o setor público na prática, e nós, como equipe, também aprendemos muito com eles. É muito gratificante ver o quanto eles evoluem e se desenvolvem ao longo do tempo”, destaca.

Ela ainda lembra que é difícil imaginar a rotina da autarquia sem esses profissionais: “o programa de estágio já faz parte do CAU/BR há bastante tempo. Quando entrei aqui, há 10 anos, lembro que foi um estagiário que auxiliou durante o meu processo de admissão. Desde então, os estagiários sempre estiveram presentes, e é difícil imaginar nossa rotina sem eles. Eles são uma presença constante, e fazem uma diferença enorme no nosso dia a dia”, ressalta.

Somente neste ano, a CGP do CAU/BR realizou 20 processos seletivos, resultando na contratação de estagiários de diversos cursos. Além de estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, a autarquia conta com graduandos de cursos como jornalismo, comunicação organizacional, publicidade e propaganda, audiovisual, administração, arquivologia, direito, análise e desenvolvimento de sistemas, engenharias e ciências políticas, contábeis e da computação.

O objetivo da diversidade de especializações é promover a arquitetura e urbanismo para toda a sociedade, por meio da atuação em diferentes setores da instituição, como gabinetes, coordenadorias, assessorias, núcleos e gerências.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/ES: inscrições abertas para ministrar cursos profissionais. Saiba mais!

Ensino em Arquitetura e Urbanismo é discutido em Seminário do CAU/BR no ES

CAU/BR debate o ensino nos cursos de Arquitetura e Urbanismo em Vitória/ES

Pular para o conteúdo