De 17 a 20/9, Belo Horizonte sediará a 10ª Reunião de Coordenadores das Comissões de Ética e Disciplina do CAU/BR e dos CAU/UFs e o 27º Seminário Regional da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CED-CAU/BR), que ocorrerá na Casa do Baile, um ícone da arquitetura modernista projetado por Oscar Niemeyer. O evento, realizado em formato híbrido, no dia 17/9, será restrito a conselheiros e funcionários do CAU, com transmissão online.
Nos dias 18 e 19/9, das 9h às 17h, o seminário discutirá temas essenciais para a prática ética em arquitetura e urbanismo, com destaque para a mediação de conflitos e a proteção de direitos autorais. Com o tema “Direito autoral e plágio na Arquitetura e Urbanismo: premissas e critérios para avaliação de processos éticos”, o evento promete trazer uma abordagem abrangente sobre os desafios de conciliar criatividade e integridade profissional.
A abertura ficará por conta da coordenadora da CED-CAU/BR, Teresinha Melo, acompanhada pela presidente do CAU/MG, Cecília Fraga de Moraes Galvani, e pela coordenadora da CED-CAU/MG, Ana Paula Costa Andrade. No primeiro dia, os debates se concentrarão nas implicações éticas da mediação de conflitos, com uma mesa-redonda composta por especialistas como Hector Siqueira (CAU/RN), Suzana Cremasco (OAB/MG), Elias Pereira (CAU/MS) e Eduardo Paes (CAU/BR), com a mediação da conselheira federal Loris Brantes.
Além disso, será apresentada uma encenação de estudo de caso com a participação de conselheiros federais. Outro tema relevante será o impacto da inteligência artificial no restauro de edificações de valor patrimonial, tema que será explorado em uma mesa-redonda com mediação da conselheira Graciete Guerra.
No segundo dia, o seminário voltará sua atenção para as implicações éticas dos direitos autorais na arquitetura e urbanismo. Especialistas como Eduardo Paes (CAU/BR), Guilherme Alves (CAU/MG) e Roberto Salomão (CAU/PE) abordarão questões como plágio e a relação entre teoria e prática. Estudo de caso sobre plágio também será discutido.
Com o crescente uso de tecnologias na criação e modificação de projetos, o debate sobre a proteção de obras autorais e a conduta ética dos profissionais da área nunca foi tão relevante. O evento se encerra com uma mesa de debates mediada pelo assessor jurídico Felipe Alencar (CAU/AC) e reflexões finais da coordenadora Teresinha Melo.