Em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará, em 2025, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM) realizarão uma série de eventos em Manaus, de 15 a 18 de outubro. Esses encontros promoverão discussões essenciais para o futuro da arquitetura e do urbanismo na região amazônica, além de preparar o setor para o Seminário CAU COP30.
Com eventos na Fecomércio/AM e no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), os debates reunirão profissionais da arquitetura e urbanismo, bem como representantes do Poder Executivo, destacando a importância da Amazônia e seus desafios, como as necessidades habitacionais, práticas sustentáveis, acessibilidade, empreendedorismo e inovação tecnológica. Entre os destaques da programação está o Seminário Amazônia Legal, que reunirá especialistas para discutir temas como energia renovável, escassez hídrica e o direito à cidade na Amazônia.
A iniciativa marca o compromisso do CAU/BR em preparar o território amazônico para os desafios globais que serão discutidos na COP30. O evento também busca criar uma rede de colaboração entre arquitetos, urbanistas e outros profissionais comprometidos com a sustentabilidade da região.
Na avaliação do presidente do CAU/AM, Fabrício Santos, esta semana de eventos em Manaus representa um marco muito importante, não somente para o CAU/AM, que recebe todo o país, mas também para os arquitetos e urbanistas do estado e principalmente a sociedade como um todo. “A sequência de apresentações e debates foram pensadas de forma estratégica para amadurecer e expandir as possibilidades de avanços da arquitetura no mercado, de forma sustentável e com o uso da tecnologia. Encontros como este, fortalecem tecnicamente os profissionais, as instituições e o poder público, na busca pelos melhores caminhos quando se trata de mudanças climáticas. Discutir sobre a Amazônia aqui em nossa terra, é vivenciar e sentir a força que vem da própria natureza!”, diz.
Saiba quais são os eventos e programe-se!
O 1º Fórum de Debates CAU/AM: Arquitetura e Mercado abrirá a programação no dia 15/10. Nos dias 16 e 17, o 44º Fórum de Presidentes e as reuniões da Comissão Especial de Política Profissional (CPP) e da Comissão Ordinária de Organização e Administração (COA) do CAU/BR abordarão políticas profissionais e diretrizes para a atuação dos arquitetos.
Além disso, o Seminário da CPP-CAU/BR debaterá questões relacionadas ao licenciamento urbanístico e à desburocratização, com foco na inovação e nos desafios após a emissão dos alvarás de construção. Um dos destaques será o painel sobre Boas Práticas adotadas no licenciamento de obras em Manaus/AM e o tema “MDIC | Construa Brasil: Desburocratização, Digitalização e Industrialização”.
A Fecomércio/AM, em Manaus, abrigará:
- 1º Fórum de Debates CAU/AM: Arquitetura e Mercado, no dia 15/10
- 44º Fórum de Presidentes, nos dias 16 e 17/10
- 134ª Reunião Ordinária da COA-CAU/BR, nos dias 16 e 17/10
- 141ª Reunião Ordinária da COA-CAU/BR, nos dias 16 e 17/10
- Seminário CPP-CAU/BR, nos dias 16 e 17/10
Nos dias 16 e 17, será realizado o 4º Encontro de Coordenadores das Comissões de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUAs) e, para fechar o ciclo de eventos, no dia 18, o Seminário Amazônia Legal tratará da sustentabilidade e do futuro da região amazônica, com a assinatura de um Acordo de Cooperação entre o CAU/BR e a ONU-Habitat. O seminário contará com palestrantes como Rodrigo Broering Koerich, presidente do BIM Fórum Brasil, e Fernando de Mello Franco, especialista em urbanismo, que trarão discussões sobre urbanização inclusiva e preservação ambiental.
Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), em Manaus:
- 4º Encontro de Coordenadores das CPUAs, nos dias 16 e 17/10
- CAU na COP30: Seminário Amazônia Legal, no dia 18/10
Acesse a programação completa dos eventos. Para participar, inscreva-se aqui.