O CAU/BR participará, a convite, do Global Architecture Exchanges, uma série de palestras virtuais promovidas pelo Real Instituto Britânico de Arquitetos (RIBA) e outros institutos de arquitetos de diversos países.
A participação acontecerá no dia 28 de outubro, às 13 horas, na segunda sessão do Tópico 1 – Arquitetura Circular (retrofit) do evento. O objetivo é discutir como os arquitetos e urbanistas estão respondendo ao desafio do retrofit, como fazê-lo funcionar a longo prazo e torná-lo adequado para o propósito, especialmente nos esforços atuais para enfrentar das alterações climáticas.
A arquiteta e urbanista Cláudia Amorim, do Laboratório de Controle Ambiental (LACAM) da Universidade de Brasília (UnB), representará o CAU/BR. Especialista em sustentabilidade e qualidade ambiental, Cláudia Amorim atua nas áreas de iluminação natural, conforto ambiental, energia eficiência, projeto de arquitetura, reabilitação de edifícios e informática.

Juntamente com ela, irão participar do evento os representantes do Instituto Americano de Arquitetos (Jean Carroon); do RIBA (Robin Snell) e do Real Instituto de Arquitetos da Irlanda (arquitetos Valerie Mulvin e Niall McCullough).
A primeira sessão do Tópico 1 do Global Architecture Exchanges será realizada dia 27, às 4 horas, e discutirá como os arquitetos de outras partes do mundo estão reagindo ao retrofit. Esse debate contará com palestrantes dos Instituto Real dos Arquitetos da Irlanda (arquitetos Valerie Mulvin e Niall McCullough); RIBA (arquiteto Robin Snell); Instituto Australiano de Arquitetos (arquiteta Rachel Neeson); Instituto Coreano de Arquitetos (arquiteto Soo-in Yang) e da Sociedade de Arquitetura da China (professor de Arquitetura e Desenho Urbano, Shaoming LU, da Universidade Jiao Tong de Xangai). Os Institutos de Arquitetura do Japão e da Nova Zelândia também participarão do evento.
As palestras virtuais são gratuitas, mas é necessário se cadastrar para participar. Ao final de cada debate será aberto para perguntas e respostas.
O ciclo prosseguirá nos dias 17 de novembro, com o tema “A relação entre Arquitetura e Cultura – perspectiva mundial”, e 10 de dezembro: “Como o projeto atenderá à geração esquecida (os idosos) pós-COVID”.
Faça seu cadastro para o Global Architecture Exchanges