O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) divulgou nesta quarta-feira (2/10) a lista dos profissionais habilitados para o projeto-piloto de Assistência Técnica de Interesse Público (ATIP). A iniciativa visa apoiar a recuperação de áreas afetadas pelas enchentes recentes no Rio Grande do Sul. Profissionais de arquitetura e urbanismo de 10 estados se inscreveram, demonstrando uma ampla mobilização da categoria.
Entre os habilitados, 70% são mulheres e 30% homens, reforçando o protagonismo feminino no setor de arquitetura e urbanismo. A maior parte dos profissionais inscritos é proveniente dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. O projeto ATIP oferece uma oportunidade importante de atuação técnica em campo, com impacto direto na segurança e habitabilidade das moradias afetadas.
Outro ponto de destaque é a possibilidade de regularização de aproximadamente 20 profissionais que estavam inadimplentes com o CAU/BR e que, por meio do projeto, poderão normalizar sua situação. Esse aspecto evidencia o caráter inclusivo e social da iniciativa.
Confira no mapa abaixo:
Realizado em parceria com o CAU/RS, o projeto-piloto conta com um aporte de R$ 1 milhão para sua primeira fase, que prevê a elaboração de até 2.000 laudos técnicos. A atuação dos profissionais será essencial para garantir a segurança e habitabilidade das moradias atingidas pelas enchentes.
Mais informações sobre o Projeto ATIP e a lista completa dos profissionais (habilitados e não habilitados) podem ser acessadas no site oficial do CAU/BR.