O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) anunciou a possibilidade de uma importante parceria com o Banco do Brasil, focada em aprimorar os processos seletivos e a capacitação dos profissionais da área. O anúncio foi feito pela presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, no dia 25, durante a Plenária realizada em Brasília.
A iniciativa visa beneficiar arquitetos e urbanistas e empresas do setor, reforçando o compromisso do CAU/BR com o desenvolvimento profissional e a inovação na área. “Estamos empenhados em proporcionar mais oportunidades e fortalecer a cadeia produtiva do setor,” afirmou Patrícia Sarquis Herden.
O primeiro passo dessa parceria será uma live sobre o chamamento do Banco do Brasil para credenciamento de profissionais e escritórios que prestarão serviços ao banco, abrangendo desde avaliação de imóveis até assistência técnica judicial, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, carente de profissionais cadastrados.
Além disso, a presidente destacou a importância da adaptação dos profissionais ao Building Information Modeling (BIM). “O avanço da parceria do CAU/BR com o BIM Fórum é essencial para elevar nossos profissionais à Indústria 4.0”, ressaltou.
CAU/BR está desenvolvendo protótipo de módulo de RRT mais responsivo e interativo
A presidente também anunciou novidades no Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do CAU/BR. Até o final de agosto, será apresentado um diagnóstico sobre o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), e está se desenvolvendo o protótipo de um novo módulo do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), projetado para ser mais responsivo e interativo.
Por fim, Patrícia Sarquis Herden mencionou ainda os avanços nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a participação do CAU/BR na Conferência AIA sobre Arquitetura e Design em Washington, DC. Como resultado, o CAU/BR, em parceria com o American Institute of Architects (AIA), organizará a Conferência de Arquitetura e Urbanismo no Brasil em 2025, junto com uma grande feira promovida pelo CEAU.