BIM

CAU/BR e BIM Fórum Brasil firmam parceria para impulsionar a digitalização na arquitetura e urbanismo

 

Na cerimônia de abertura do BIM Fórum Conference – Brasil 2024 realizada em São Paulo nesta segunda-feira (27), Patrícia Sarquis Herden, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), e Rodrigo Broering Koerich, presidente do BIM Fórum Brasil (BFB), assinaram um Acordo de Cooperação Técnica.

 

O compromisso assumido representa um marco significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pelo setor da arquitetura e urbanismo no Brasil. O objetivo é impulsionar a digitalização por meio de colaboração mútua entre as duas entidades.

 

Rodrigo Koerich salientou que o acordo vai se transformar em um conjunto de projetos e ações para desenvolver os profissionais de arquitetura e urbanismo e levar essa transformação para todo o Brasil. “O ecossistema da construção precisa de ações concretas de transformação”, frisou, enfatizando que o BIM Fórum é o apoio que pode ajudar nessa transformação.

 

Em sua fala, Patrícia Herden enfatizou que a calamidade pública provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul mostra a importância da sinergia entre as áreas técnicas. “Temos um estado que vai precisar de uma reconstrução e precisará muito de arquitetos e engenheiros dando as mãos e desenvolvendo tecnologias juntos”, disse, mencionando que o BIM Fórum pode ser um laboratório de grandes ideias para a industrialização, para a Indústria 4.0.

 

Nesse sentido, a dirigente apontou resultados anteriores da parceria entre a autarquia e o  BIM Fórum Brasil: a Pesquisa Nacional sobre Digitalização na Arquitetura e Urbanismo e, em conjunto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a elaboração da coletânea Guias de Contratação BIM.

 

Segundo Herden, a nova gestão do CAU/BR, iniciada no início deste ano, trará uma nova história para o BIM (Building Information Modeling) com o envolvimento dos profissionais da arquitetura e urbanismo. “Ainda estamos muito aquém de ter o número adequado de profissionais prontos para implementar a nova Lei de Licitações nos mais de 5 mil municípios do país. Para isso, vamos precisar de muita sinergia, de muita colaboração”, disse.

 

 

Clique aqui e conheça os detalhes do Acordo de Cooperação Técnica assinado nesta segunda-feira.

 

Com efeito imediato, o compromisso estabelece um conjunto de atividades e etapas direcionadas ao alcance das seguintes metas:

  • Compartilhamento de conhecimentos, informações, experiências, metodologias e outros recursos relevantes para ambas as partes;
  • Apoio e promoção de iniciativas relacionadas ao avanço do BIM, alinhadas aos interesses mútuos das organizações;
  • Participação em iniciativas, programas e eventos de interesse comum das partes.
MAIS SOBRE: BIM

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

BIM

CAU/BR apoia oportunidade de atualização para arquitetos no BIM Fórum Conference Brasil

BIM

CREA Aprimora debate sobre avanços das tecnologias do CAD ao BIM

BIM

Entidades brasileiras unem esforços para impulsionar Tecnologia BIM na arquitetura

BIM

Modernização da Arquitetura: Manifesto de Apoio à Estratégia BIM BR será subscrito pelo CAU/BR

Pular para o conteúdo