BIM

CAU/BR e BIM Fórum Brasil firmam parceria para impulsionar a digitalização na arquitetura e urbanismo

 

Na cerimônia de abertura do BIM Fórum Conference – Brasil 2024 realizada em São Paulo nesta segunda-feira (27), Patrícia Sarquis Herden, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), e Rodrigo Broering Koerich, presidente do BIM Fórum Brasil (BFB), assinaram um Acordo de Cooperação Técnica.

 

O compromisso assumido representa um marco significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pelo setor da arquitetura e urbanismo no Brasil. O objetivo é impulsionar a digitalização por meio de colaboração mútua entre as duas entidades.

 

Rodrigo Koerich salientou que o acordo vai se transformar em um conjunto de projetos e ações para desenvolver os profissionais de arquitetura e urbanismo e levar essa transformação para todo o Brasil. “O ecossistema da construção precisa de ações concretas de transformação”, frisou, enfatizando que o BIM Fórum é o apoio que pode ajudar nessa transformação.

 

Em sua fala, Patrícia Herden enfatizou que a calamidade pública provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul mostra a importância da sinergia entre as áreas técnicas. “Temos um estado que vai precisar de uma reconstrução e precisará muito de arquitetos e engenheiros dando as mãos e desenvolvendo tecnologias juntos”, disse, mencionando que o BIM Fórum pode ser um laboratório de grandes ideias para a industrialização, para a Indústria 4.0.

 

Nesse sentido, a dirigente apontou resultados anteriores da parceria entre a autarquia e o  BIM Fórum Brasil: a Pesquisa Nacional sobre Digitalização na Arquitetura e Urbanismo e, em conjunto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a elaboração da coletânea Guias de Contratação BIM.

 

Segundo Herden, a nova gestão do CAU/BR, iniciada no início deste ano, trará uma nova história para o BIM (Building Information Modeling) com o envolvimento dos profissionais da arquitetura e urbanismo. “Ainda estamos muito aquém de ter o número adequado de profissionais prontos para implementar a nova Lei de Licitações nos mais de 5 mil municípios do país. Para isso, vamos precisar de muita sinergia, de muita colaboração”, disse.

 

 

Clique aqui e conheça os detalhes do Acordo de Cooperação Técnica assinado nesta segunda-feira.

 

Com efeito imediato, o compromisso estabelece um conjunto de atividades e etapas direcionadas ao alcance das seguintes metas:

  • Compartilhamento de conhecimentos, informações, experiências, metodologias e outros recursos relevantes para ambas as partes;
  • Apoio e promoção de iniciativas relacionadas ao avanço do BIM, alinhadas aos interesses mútuos das organizações;
  • Participação em iniciativas, programas e eventos de interesse comum das partes.
MAIS SOBRE: BIM

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arquitetos e urbanistas, participem da pesquisa sobre digitalização na construção

Arquitetos e urbanistas, vocês já responderam à pesquisa sobre digitalização?

Últimos 7 dias para participar da 2ª Pesquisa Nacional sobre Digitalização na Construção  

Pular para o conteúdo