A Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas (Abea) comemorou 87 anos no dia 23/07. A celebração ocorreu na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), com a presença de profissionais associadas e de autoridades e instituições apoiadoras da associação.
Presidida pela engenheira Iara Nagle, a Abea promove ações que buscam o protagonismo feminino em profissões historicamente masculinas. A conselheira federal Leila Marques (RJ) e o vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), Carlos Abreu, lembraram que a associação foi premonitória ao perceber a força que as mulheres teriam na categoria.
Marques ainda afirmou que espera “que as mulheres encontrem cada vez mais seus postos de comando, chefia e posição decisória nas profissões de Arquiteta e Urbanista”.
Abea
A Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas no Estado do Rio de Janeiro foi criada em 19/07/1937, no Rio de Janeiro, com a liderança da engenheira e urbanista Carmen de Velasco Portinho. Foi a primeira entidade a congregar mulheres engenheiras e arquitetas, no debate e incentivo da inserção da mulher da área tecnológica no trabalho profissional, rompendo barreiras e desafiando preconceitos, antecedendo à criação do próprio Conselho de Engenheiros e Arquitetos.
(Com informações do CAU/RJ)