O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) e o Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-BR) – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura (FeNEA) e Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) – manifestaram apoio à nova proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em agosto de 2024. No manifesto, as entidades reiteram apoio à homologação da proposta pelo Ministério da Educação (MEC).
O texto, revisado a pedido do MEC, mantém avanços importantes, como os temas Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), Direito à Cidade e Emergência Climática, além de reforçar a exigência de atividades presenciais, limitando a adoção de ensino a distância (EAD).
As entidades destacam que as novas diretrizes representam um marco na formação dos futuros arquitetos e urbanistas, promovendo maior qualidade ao ensino e fortalecendo a prática profissional. Saiba mais, lendo a íntegra do manifesto.