O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) debateram nesta quinta-feira (7/11), em Brasília, uma série de parcerias estratégicas para fortalecer temas como urbanismo, habitação e capacitação técnica. O encontro abordou colaborações com organizações nacionais e internacionais para ampliar a mobilização e qualificação do setor.
Entre os temas destacados, o BIM Fórum Brasil, com a proposta de uma parceria focada na mobilização e capacitação de profissionais em Building Information Modeling (BIM).
Outro ponto relevante foi a possibilidade de efetuar uma parceria mais robusta com a ONU-Habitat em iniciativas de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) no eixo Sul-Sul. A ideia é fortalecer a troca de conhecimento entre países em desenvolvimento, promovendo capacitações e apoios técnicos nos diferentes países.
O diálogo também incluiu a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com propostas de colaboração para o desenvolvimento de normas técnicas e elaboração de guias práticos de aplicação das normas.
Os conselhos discutiram ainda a organização da Conferência Internacional em 2025. Na ocasião, foi sugerido que São Paulo e Rio de Janeiro, como principais portas de entrada do país, possam sediar atividades preparatórias e receber os conferencistas internacionais do evento.
Além desses pontos, o CAU/BR e o CAU/SP exploraram outras possíveis parcerias e ações conjuntas.