O arquiteto e urbanista Luciano Guimarães, do Ceará, é o novo presidente do CAU/BR. A eleição aconteceu na 74ª Plenária Ordinária do CAU/BR, a primeira da nova gestão eleita em 2017. Seu mandato vai até 31 de dezembro de 2020.
Por indicação do presidente, conforme previsto no Regimento Interno, homologada pelo Plenário, a arquiteta Patrícia Silva Luz de Macedo, do Rio Grande do Norte, será a primeira vice-presidente em 2018. E o arquiteto e urbanista Guivaldo D’Alexandria Baptista, da Bahia, será o segundo vice.
Patrícia, eleita pelos pares coordenadora da Comissão de Organização e Administração (COA), e Guivaldo, eleito coordenador da Comissão de Ética e Disciplina (CED), comporão o Conselho Diretor ao lado de Lana Jubé (Goiás), coordenadora da Comissão de Exercício Profissional (CEP), Oswaldo Abrão de Souza (Mato Grosso do Sul), coordenador da Comissão de Planejamento e Finanças (CPFI), e Andrea Lúcia Vilella Arruda (Instituições de Ensino Superior), coordenadora da Comissão de Ensino e Formação (CEF), além do presidente Luciano Guimarães.
A Plenária foi realizada em Brasília no dia 11 de janeiro de 2018 e prosseguiu no dia 12 com apresentações da Secretaria-Geral da Mesa, do Gabinete da Presidência e da Gerência-Geral sobre o funcionamento do CAU/BR. Assista à íntegra dos dois dias de Plenária:
O NOVO PRESIDENTE – Luciano Guimarães é conselheiro federal representante do Estado do Ceará, formado pela Universidade Federal do Ceará em 1973, com especialização em Patrimônio Histórico pela Universidade de São Paulo e especialização em planejamento local e desenvolvimento regional pela Universidade de Barcelona (Espanha).
Foi presidente do CAU/CE no mandato 2012-2014 e suplente de conselheiro do CAU/BR no mandato 2015-2017, com atividades na Comissão de Política Urbana e Ambiental, na Comissão Temporária de Harmonização do Exercício Profissional (função de resolver as demandas de Resoluções conjuntas com o CONFEA) – indicado pelo Conselho Diretor do CAU/BR na condição de especialista – e na Comissão Temporária do Direito à Cidade do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal.
COMISSÕES TEMÁTICAS – Os novos conselheiros do CAU/BR dividiram-se para o trabalho nas comissões temáticas do CAU/BR, que estudam assuntos específicos e preparam as decisões que depois serão analisadas pelo Plenário conjuntamente. Clique aqui e veja a composição das comissões para o ano de 2018.