CAU/BR

CAU/BR firmará Acordo de Cooperação com Instituto Coreano de Arquitetos

Durante a 92ª Plenária Ordinária do CAU/BR, que aconteceu nos dias 25 e 26 de julho, o Plenário do Conselho deliberou a aprovação para firmar Acordo sobre Profissionalismo em Arquitetura com o Korean Institute of Architects – Instituto Coreano de Arquitetos (KIA), fundado em 1945. O Acordo vigorará por cinco anos a partir da data de sua assinatura.

 

Os objetivos comuns do acordo são:

 

  • Promover a cooperação entre os arquitetos e urbanistas da República da Coréia e do Brasil;
  • Valorizar a atuação cultural, social, estética, científica, professional e técnica dos arquitetos e urbanistas;
  • Aprimorar os sistemas e a qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo para elevar os padrões de qualificação profissional;
  • Promover a liderança no setor da edificação visando assegurar ambientes mais adequados à vida humana e à sustentabilidade do planeta.

 

As relações entre as entidades foram estreitadas durante o Seminário Internacional “Qualidade de Ensino e Mobilidade Profissional”, promovido pelo CAU/SP entre 27 e 29 de maio de 2019, do qual participou o vice-presidente do instituto, o arquiteto Han Young Keun.

 

Han Young Keun, vice-presidente do Instituto Coreano de Arquitetos, no Seminário Internacional “Qualidade de Ensino e Mobilidade Profissional”, promovido pelo CAU/SP. Foto: CAU/SP – Carlos Eduardo S. Silva.

 

O CAU/BR e o KIA seguem os princípios básicos de profissionalismo contidos no Acordo sobre Padrões Internacionais de Profissionalismo Recomendados na Prática da Arquitetura, adotado pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) durante a XXI Assembleia da UIA em junho de 1999 em Pequim, China. As entidades entendem que o Acordo deve ser um ponto de referência para discussões futuras e que as agendas da UIA são prioridade na cooperação multilateral em atividades internacionais.

 

Por meio do Acordo, as entidades se comprometerão a cooperar mutuamente e subsidiar seus respectivos governos em negociações relacionadas ao mercado de Arquitetura e Urbanismo, nos termos de acordos internacionais e regionais de comércio, como a OMC e a OCDE; e intercambiar informações em diversas esferas arquitetônicas, como os campos da dos programas de educação em arquitetura.

 

Dentre os demais acordos de cooperação internacional firmados pelo CAU/BR, está o do Royal Institute of British Architects (RIBA), da Grã-Bretanha; o American Institute of Architects (AIA), dos Estados Unidos; Architect’s Council of Europe (ACE), da União Europeia; o The National Architectural Accreditation Board (NAAB), dos Estados Unidos; Colegios de Arquitectos de España (CSCAE), da Espanha.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Entidades brasileiras unem esforços para impulsionar Tecnologia BIM na arquitetura

Clipping

Nota Oficial: SICCAU

CAU/BR

Nota Oficial: SICCAU

CAU/BR

CAU/BR reforça laços com parlamentares federais para fortalecer pautas da categoria

Pular para o conteúdo