CRI

CAU/BR inicia construção de Rede Integrada para fortalecer o setor nas políticas públicas  

Foto: Thiago Sousa

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) está avançando na criação de uma rede estruturada de comunicação voltada para fortalecer seu posicionamento político e institucional em níveis federal, regional, estadual e municipal Coordenada pela Comissão de Relações Institucionais (CRI-CAU/BR), com apoio da Assessoria Institucional e Parlamentar (AIP), a iniciativa busca posicionar o Sistema CAU como uma referência essencial para tomadores de decisão em temas de sustentabilidade, habitação, mobilidade e outros pilares das políticas públicas, atuando em todas as esferas de governo.

A rede reunirá o CAU/BR, os CAU/UFs e entidades setoriais em uma ação coordenada para ampliar o alcance da profissão nos debates públicos. “Com a Agenda Propositiva, queremos que o CAU/BR seja visto como um agente transformador nas discussões sobre políticas públicas, tanto em âmbito nacional quanto em parcerias internacionais”, afirma o conselheiro Kleyton Marinho da Silva, coordenador da CRI, ressaltando o compromisso do CAU com pautas estratégicas como sustentabilidade, habitação e mobilidade.

Fortalecimento institucional e ações prioritárias

Para o lançamento da Agenda Propositiva, o CAU/BR tem promovido capacitação sobre o processo legislativo e avaliação de políticas públicas. Nos dias 29 e 30 de outubro, foi realizado o I Seminário de Relações Institucionais – Construção da Agenda Propositiva da Arquitetura e Urbanismo com o objetivo fortalecer a atuação legislativa e fomentar uma cultura institucional duradoura em benefício da arquitetura e urbanismo.

Entre os avanços, destaca-se o posicionamento sobre 30 projetos de lei prioritários em 2024 e o monitoramento constante de iniciativas legislativas. “A Agenda Propositiva fortalece a colaboração entre CAU/BR, CAU/UFs e entidades do setor, consolidando nossa influência no setor público”, explica Kleyton Marinho.

Ainda neste mês de novembro, o CAU/BR finalizará a compilação das ações prioritárias, com a validação pela Plenária. A primeira versão da Agenda Propositiva será apresentada em dezembro, com um resumo das prioridades e projetos de lei. O documento final será entregue a parlamentares e arquitetos e urbanistas em evento especial no Dia do Arquiteto e Urbanista, em 18 de dezembro, simbolizando o compromisso do CAU/BR com políticas que valorizem a profissão.

Expansão e capacitação para 2025

Para 2025, o CAU/BR planeja expandir a Agenda Propositiva com novas metas, incluindo:

  • Estruturação completa da rede de articulação política;
  • Capacitação dos CAU/UFs e entidades para replicarem ações de relações governamentais em seus estados;
  • Revisão das prioridades legislativas, com foco nos projetos de lei de 2024 e 2025;
  • Avaliação de políticas públicas federais com impacto direto na Arquitetura e Urbanismo.

Está programada também uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em março de 2025, para debater as diretrizes e prioridades da Agenda. “Nossa meta é consolidar o CAU como um aliado estratégico na formulação de políticas públicas”, frisou Kleyton Marinho.

MAIS SOBRE: CRI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR conquista avanço em Acordo do Mercosul para mobilidade profissional

CAU/BR pede agilidade em acordo do Mercosul para mobilidade de arquitetos

Entrevista – Conselheiro Federal Kleyton Marinho detalha participação na Conferência AIA24

Pular para o conteúdo