SICCAU

CAU/BR inicia transformação do SICCAU e convida arquitetos e urbanistas a colaborar

Imagem: Ascom | CAU/BR

 

Em resposta às demandas e preocupações manifestadas pelos arquitetos e urbanistas de todo o Brasil, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) deu início a um processo de reavaliação do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU). Após ouvir atentamente os usuários e realizar um Diagnóstico, a autarquia identificou problemas estruturais nas tecnologias utilizadas que impedem que o sistema atenda plenamente às necessidades dos profissionais.

Como parte desse esforço, o CAU/BR iniciou os trabalhos para repensar o SICCAU, desenvolvendo uma nova plataforma, provisoriamente chamada de CAU Digital. Esta nova iniciativa visa criar uma solução mais eficiente, amigável e segura, com foco na Experiência do Usuário (UX).

O gerente do Centro de Serviços Compartilhados do CAU/BR, Bruno Torquato, apresentou na plenária do dia 26 de julho, em Brasília, o primeiro protótipo do CAU Digital. Este protótipo, que marca um passo importante no processo de Transformação Digital, está sendo desenvolvido com foco na otimização do processo de emissão de RRTs e proporcionar uma interface mais intuitiva e acessível para os usuários. “Estamos criando um ambiente completamente novo e seguro, com um banco de dados robusto e uma estrutura tecnológica avançada, para garantir uma experiência ágil e confiável para nossos usuários”, explicou Torquato durante a apresentação, transmitida ao vivo pelo canal oficial do CAU/BR no YouTube.

A novidade foi projetada seguindo o conceito “mobile first”, ou seja, o novo SICCAU já nascerá pronto para dispositivos móveis, além de ter também uma versão desktop e ainda permitirá o login via Gov.br, trazendo ainda mais segurança com uma plataforma segura, robusta e confiável, amplamente utilizada pela Administração Pública Federal.

Próximos passos

Em agosto, o CAU/BR planeja ampliar a discussão sobre o novo sistema, focando na experiência do usuário e na segurança da informação. A expectativa é de que a plataforma traga agilidade e confiabilidade na emissão de RRTs, beneficiando milhares de arquitetos e urbanistas em todo o Brasil.

Convidamos todos os profissionais a se envolverem neste processo e a contribuir com suas sugestões e observações. Juntos, estamos construindo uma solução que fará a diferença no dia a dia de todos os arquitetos e urbanistas.

Clique aqui, conheça o novo protótipo navegável e envie suas contribuições.

MAIS SOBRE: SICCAU

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR aprova orçamento para desenvolvimento do novo SICCAU em 2025

CAU/BR avalia futuro do SICCAU com foco nas demandas dos arquitetos e urbanistas

Veja as melhorias realizadas no SICCAU e conheça a nova plataforma

Pular para o conteúdo