O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil integrará o Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação criado pelo Decreto Presidencial 10.325, de 22 de abril.
O Comitê , composto ao todo por 23 entidades, irá acompanhar a execução do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e terá a responsabilidade de apoiar a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) no estabelecimento de política de desenvolvimento tecnológico para o setor de habitação.
“A participação do CAU/BR no Comitê é mais uma oportunidade para colaborarmos na ampliação do acesso da população de menor renda à moradia digna, assunto que já temos discutido com a Secretaria desde o ano passado, com bom progresso”, defende o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.
“Além disso, o Comitê abre espaço para o CAU/BR participar da discussão da melhoria da qualidade, do aumento da produtividade e da sustentabilidade do setor habitacional, incluindo inovações tecnológicas que beneficiem o ambiente construído urbano”, ressalta o presidente do CAU/BR.
O Comitê irá também colaborar em ações objetivando:
- harmonização de requisitos, de critérios e de métodos para a avaliação técnica de produtos ou de processos inovadores e de sistemas convencionais no País;
- combate à não conformidade às normas técnicas na fabricação, importação e distribuição de materiais, componentes e sistemas construtivos; e
- certificação de sistemas de gestão da qualidade para os diversos segmentos da cadeia produtiva envolvida com a construção habitacional.