ARQUITETOS EM DESTAQUE

CAU/BR lança livro com palestras de Demetre Anastassakis no CBA

O CAU/BR lançou no 21º. Congresso Brasileiro de Arquitetos o livro-e-bolso “Demetre Anastassakis-Pensamentos sobre Arquitetura e Urbanismo e Habitação Social no Brasil”, em homenagem ao arquiteto e urbanista falecido em 27 de julho aos 73 anos de idade. O livro está sendo distribuído no estande do CAU/BR e do CAU/RS na praça Alfândega.

 

A publicação foi lançada dia 10 de outubro, em Porto Alegre. Comovida, a arquiteta e urbanista Cláudia Pires, companheira de Demetre Anastassakis, recebeu um exemplar do livro das mãos do presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, na abertura da mesa que debateu habitação social em centros urbanos. Um minuto de salva de palmas, sugerido pela conselheira Josemee Gomes de Lima, coordenadora da CPP do CAU/BR, abriu a mesa.

 

Arquiteta e urbanista Cláudia Pires, companheira de Demetre Anastassakis.

 

A publicação reúne trechos de palestras proferidas por ele na II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo CAU/BR em 2017, e no Seminário Nacional de Política Urbana, promovido em parceria pelo CAU/BR, IAB-SP e CAU/SP, em 2018. A obra trata de temas como Arquitetura como Medicina, Empreendedorismo em Arquitetura Social, Urbanização de Favelas e Habitação Social para Recuperar os Centros Antigos.

 

Na apresentação do livro, o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, ressalta as facetas criativa, inovadora e empreendedora de Demetre Anastassakis, que projetou e dirigiu a construção de 15 mil moradias de interesse social, algumas referências internacionais, como as intervenções na Cidade de Deus, no Complexo da Maré e na Zona Portuária do Rio de Janeiro, onde escolheu morar. “Nestes pequenos textos, vemos um profissional preocupado em servir à sociedade da maneira mais ampla e justa possível. Lutava contra o modelo de cidade que gera máquinas de exclusão, tirando a população mais pobre das áreas urbanizadas e criando periferias sem a infraestrutura necessária”.

 

Demetre em frente ao Conjunto Residencial Moradas da Saúde / Rodrigo Bertamé.

 

O presidente do CAU/BR prossegue: “Ele acreditava que por meio da Arquitetura é possível transformar as cidades, enfrentar a desigualdade e trazer dignidade para a população. Toda a sua carreira refletia a luta pela inclusão social. Suas palavras refletem a missão que foi adotada pelo CAU em seu planejamento estratégico: Arquitetura e Urbanismo para Todos”.

 

“O lançamento desta publicação no 21º. Congresso Brasileiro de Arquitetosàs vésperas do 27º. Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), abre caminho para uma merecida revisita e debate da obra de grande impacto social de Demetre Anastassakis”, completa Luciano Guimarães.

 

Presidente do CAU/BR Luciano Guimarães e arquiteta e urbanista Cláudia Pires, companheira de Demetre Anastassakis.

 

 

Clique aqui para baixar a versão pdf da publicação.

 

Demetre Anastassaskis participava com frequência dos debates promovidos pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), instituição que ajudou a construir, e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entidade da qual foi presidente e membro vitalício do Conselho Superior.

 

A publicação conta também com um depoimento da arquiteta e urbanista Cláudia Pires, companheira do homenageado. “Foi o grego mais brasileiro que tivemos notícia de habitar estas terras”, diz ela, lembrando que Demetre nasceu em Atenas. “Ele sempre este preocupado em disputar espaços de diálogo e exercer a construção de conhecimento e a defesa do projeto como elemento estruturador de uma ideia de país. Tive oportunidade de contribuir para a construção de alguns desses “debates espaciais” que produziram teses que permeiam o projeto elaborado, aprendendo sempre com um Mestre”.

 

Demetre e sua companheira, arquiteta Cláudia Pires

 

“Quero ter a oportunidade de ser portadora da boa nova de que seu esforço fez a diferença e que seu legado é palavra e ação, traduzida na sua e na práxis das gerações futuras”

 

Reurbanização do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro

 

Veja também:

 

Nota de Pesar e memória: Demetre Anastassakis (1948-2019)

 

Saiba mais sobre a presença do CAU/BR no 21° Congresso Brasileiro de Arquitetos

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo