ATHIS

CAU/BR participa de missão de Cooperação Internacional em Cabo Verde

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), representado pela coordenadora da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA), conselheira federal Carla Tames Alvarez (RO), participa de 8 a 12 de julho de uma missão de Cooperação Internacional Sul-Sul Trilateral em Cabo Verde.

Promovida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com a ONU Habitat e o governo de Cabo Verde, a missão tem como objetivo a urbanização sustentável e o reforço de capacidades no enfrentamento de problemas habitacionais no país africano. A iniciativa inclui o estabelecimento de um programa transversal de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e a elaboração de Planos Municipais de Habitação via cooperação Sul-Sul.

Além da conselheira Carla Tames, a missão conta com a participação de Camila Camargo, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), e representantes da ONU Habitat e do Ministério das Cidades. Estão presentes também Eunice Lopes, ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação de Cabo Verde; Mariana Gonçalves Madeira, diretora-adjunta da ABC, e Pedro Paulo d’Escragnolle-Taunay, ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil.

Coordenadora da CPUA-CAU/BR apresenta experiência nacional em ATHIS.

No primeiro dia da missão, a delegação brasileira visitou a Embaixada do Brasil em Praia, capital de Cabo Verde, e se reuniu com a ministra Eunice Silva e outros representantes do governo local. Também participaram do encontro representantes da Ordem dos Arquitetos de Cabo Verde e das Câmaras Municipais da Ilha de Santiago.

1ª foto: em visita ao município de Santa Cruz, Carla Tames ao lado da presidente do CAU/SP, Camila Camargo, ouvindo a vereadora Jamira Duarte sobre o déficit habitacional e as demandas da população. | 2ª foto: ao lado da presidente do CAU/SP, com a diretora-geral do Ministério de Infraestruturas, Ordenamento Territorial e Habitação, Eneida Morais.

Durante as apresentações, as conselheiras Carla Tames e Camila Camargo destacaram a importância da colaboração internacional para promover soluções habitacionais sustentáveis e inclusivas.

Camargo informou que, entre 2021 e 2023, o CAU/SP investiu mais de R$ 8 milhões em projetos voltados à produção de novas moradias, melhorias habitacionais e regularização fundiária. Mencionou também os novos acordos de cooperação técnica e editais que serão lançados em agosto, com foco na integração de políticas públicas de moradia digna e na implementação da Lei 11.888/2008.

Fortalecimento da cooperação internacional

Além das contribuições do CAU/BR e do CAU/SP, Mariana Falcão da ABC, Camilla Almeida e Ana Larrarte da ONU Habitat, Laura Rennó da Secretaria Nacional de Habitação e Flávio Tavares da Secretaria Nacional das Periferias compartilharam suas experiências e reforçaram a importância da cooperação internacional para enfrentar os desafios habitacionais.

A missão incluiu visitas de campo, como a realizada no município de Santa Cruz, onde a delegação ouviu a vereadora Jamira Duarte sobre o déficit habitacional e as demandas locais.

(Com informações do CAU/SP)

MAIS SOBRE: ATHIS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/MG divulga resultado preliminar de apoio a projetos sociais de habitação

Vida Nova nas Grotas, no qual CAU/AL faz parte, é finalista no Prêmio Periferia Viva

Resultado definitivo do Edital ATHIS 2024 já está disponível

Pular para o conteúdo