Congresso

CAU/BR participa do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Imagem: CAU/BR

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) participou do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), em Balneário Camboriú (SC). O evento aconteceu entre os dias 8 e 11 de setembro e abordou todas as áreas da contabilidade, como contabilidade pública, privada, tributária, auditoria e painéis de interesses gerais.

Considerado o maior evento da América Latina, a edição de 2024 contou com vários especialistas de renome nacional e internacional. Juntos promoveram uma programação com aproximadamente 300 atrações focadas no aprimoramento profissional, como palestras, debates, painéis e apresentações de artigos científicos.

A Palestra Magna do CBC foi realizada pelo ministro do Tribunal e Contas da União Augusto Nardes e teve como tema “Governança: o Desafio do Brasil”, assunto que o próprio ministro abordou durante o “Seminário de Planejamento, Governança e TI”, realizado na sede do CAU/BR em julho de 2024. Na época, Nardes comentou sobre uma grande auditoria em andamento no TCU, focada na Amazônia e na criação de indicadores de desenvolvimento sustentável. O ministro também alertou sobre a vulnerabilidade de várias capitais brasileiras.

“O evento contou com relevantes painéis direcionados ao setor público, enfatizando a importância de evoluir em transparência e ESG”, comentou Guilherme Amaral, auditor do CAU/BR. O contador Alciran Júnior acredita que o aprendizado no evento pode aprimorar o dia a dia do seu trabalho. “Foi gratificante participar novamente no CBC, tendo em vista a oportunidade de ter acesso a assuntos que permeiam a contabilidade e que podem contribuir para melhorar meu trabalho no CAU/BR”, disse.

Para Lucimara Fonseca, gerente de Orçamento e Finanças do CAU/BR, foram dias de aprendizado sobre temas importantes para a administração pública, como contabilidade, auditoria, licitação, governança e transparência. “A participação de auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Receita Federal trouxe uma visão prática e aprofundada sobre os temas. A capacitação contínua é fundamental para que os profissionais da área pública possam atuar com competência e ética, promovendo um serviço público de qualidade e em conformidade com as exigências legais”, destacou.

MAIS SOBRE: Congresso

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/MG estreita relações com gestores no 39º Congresso Mineiro de Municípios

Pular para o conteúdo