Foto: Joubert Maklane | CAU/BR
A conselheira federal Mônica Andrea Blanco (DF) recebeu no dia 27 de novembro, em nome do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), uma placa do Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas pelo apoio à realização do Encontro dos Conselhos de Profissões Regulamentadas 2024. Ela entregou a homenagem à presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, durante a 154ª Reunião Plenária do Conselho, nesta quinta-feira (28).
A conselheira federal fez um relato dos temas discutidos no evento, como transparência pública, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), processos administrativos disciplinares, licitações, fiscalização, participação social nos conselhos e destacou a importância de preservar a saúde mental dos funcionário do conselho. “A saúde mental não sangra. Quando você chega no burnout, já ‘sangrou psicologicamente’ muito tempo. Então, é sempre importante haver uma conversa entre as pessoas, os gerentes, os gestores e a Presidência. Tem que ter uma gerência que trate da qualidade de relacionamentos e atividades pessoais e interpessoais, que seria uma ‘gerência da felicidade’. Se o funcionário não está bem, o conselho pode ser o melhor conselho do mundo, nós podemos ser os melhores conselheiros, mas a coisa não vai andar, não vai sair”, afirmou.
O evento foi realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília. Com o tema “Representatividade, integridade e evolução”, o encontro reuniu cerca de 500 conselheiros, gestores e colaboradores dessas instituições.