Relações Institucionais

CAU/BR terá novas agendas com o governo federal para apoiar a construção do Plano Clima e a reconstrução do RS

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) foram recebidos em audiência nesta sexta-feira (07/06) pelo ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo. No Palácio do Planalto, em Brasília, a comitiva encabeçada pelo presidente em exercício André Nör (MT) manifestou apoio oficial às ações do governo federal para o Rio Grande do Sul e apresentaram propostas para a construção de soluções para cidades urbanas planejadas e sustentáveis.

 

Também presentes à audiência, os conselheiros Graciete Guerra da Costa (RR), Ricardo Mascarello (SE), Carlos Lucas Mali (MS), Carlos Eduardo Mesquita Pedone e Antonio Lopes Balau Filho (RO), além do coordenador técnico-executivo da Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares (AIP) do CAU/BR, Thiago de Oliveira Mota, e da secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelly Mafort.

 

Durante a reunião, foram deliberados três importantes encaminhamentos pelo ministro Márcio Macêdo. O primeiro envolve a articulação de uma reunião entre o CAU/BR, o Ministério das Cidades e o Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar de questões de interesse do setor, especialmente aquelas relacionadas às áreas de risco. Essa ação é uma resposta às recentes enchentes e chuvas fortes que afetaram o Rio Grande do Sul, onde o CAU/BR já iniciou um projeto de Assistência Técnica de Interesse Público (ATIP) para orientar profissionais no levantamento dos locais atingidos.

 

Outra importante deliberação foi a inclusão do CAU/BR como colaborador no Plano Clima, que está sendo desenvolvido por mais de 18 ministérios e definirá estratégias nacionais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a adaptação às mudanças climáticas. Este plano, que abrange um período até 2035, visa enfrentar eventos climáticos extremos, como as chuvas no Rio Grande do Sul e a seca na Amazônia. O conselheiro Ricardo Mascarello (SE) reforçou ao ministro a capacidade dos CAU/UFs em potencializar a participação das Unidades Federativas neste esforço.

 

Além disso, ficou definida a realização de uma audiência com o Ministério do Meio Ambiente para que o CAU/BR apresente contribuições à elaboração de normativos referentes às mudanças climáticas e aos Planos Diretores.

 

Também foi solicitado e acolhido pelo ministro a inclusão do conselheiro Carlos Eduardo Mesquita Pedone (RS) no Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática no Rio Grande do Sul, dentro do Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Relações Institucionais

CAU/BR participa de Encontro da Frente Parlamentar do Confea/Crea/Mútua na Câmara

Pular para o conteúdo