A Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR está preparando propostas de ações para divulgar a Arquitetura e Urbanismo nas escolas de ensino fundamental de todo o Brasil: o programa CAU Educa. “Temos a percepção que o trabalho do arquiteto e urbanistas é pouco conhecido. Pensamos que seria muito bom se as crianças pudessem entender a problemática urbana em suas comunidades, como já acontece com o trânsito e a reciclagem”, afirma a conselheira Josélia Alves, coordenadora da CPUA-CAU/BR.
O principal objetivo do programa CAU Educa é a criação de materiais paradidáticos para escolas de ensino fundamental. Com apoio de uma consultoria especializada, o Projeto Casacadabra, o CAU/BR promoveu uma pesquisa com 91 professores (sendo 72% deles de escolas públicas) e 40 coordenadores pedagógicos (60% de escolas públicas) de todo o Brasil, para descobrir as melhores maneiras de abordar o trabalho de arquitetos e urbanistas em sala de aula.
O Projeto Casacadabra também realizou estudos de caso de iniciativas semelhantes no Reino Unido e na Espanha; Estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); oficinas com crianças e conversas com professores e coordenadores de escolas públicas e privadas; e arquitetos e urbanistas que desenvolvem ações desse tipo em escolas. “Identificamos que existe demanda para essa ação. Os produtos precisam ser de fácil acesso e direcionados aos conteúdos que estão sendo aplicados em sala de aula”, disse a coordenadora da CPUA-CAU/BR. Segundo ela, é possível trabalhar com esse tema desde o primeiro ano do ensino fundamental.
A proposta, que será discutida no Plenário do CAU/BR em dezembro, é promover uma ação em conjunto com os CAU/UF em três frentes de trabalho, com soluções que possam ser aplicadas em salas de aula em todo o território nacional:
- Planos de aula: roteiros de oficinas, experiências fora da sala de aula, jogos ou atividades manuais, como maquetes para montar. Esses materiais estariam disponíveis aos professores por meio de um site específico, com temas como habitação, conforto ambiental, saneamento, paisagem, patrimônio e mobilidade – além dos temas transversais gênero e cidadania. “Esses temas seriam trabalhados na escala do habitat (espaços privados) e na escala do território (espaços públicos), sempre destacando as questões da diversidade e da cidadania”, afirmou Josélia.
- Capacitação de professores: materiais específicos para professores, orientando sobre como usar os planos de aula.
- Arquitetos e Urbanistas nas Escolas: Seria feita uma chamada pública para arquitetos e urbanistas que tenham interesse em desenvolver projetos e ações relacionados a arquitetura e urbanismo com os estudantes de Escolas de Ensino Fundamental. Todo esse material, mais os relatos das experiências promovidas no Brasil e em outros países, estaria concentrado em um portal na internet, estabelecendo uma rede de conteúdos sobre urbanismo no Ensino Fundamental.
“Cada CAU/UF pode incorporar esses materiais em suas ações locais, talvez por meio de convênios com as Secretarias de Educação dos estados e municípios. Essa é uma política de longo prazo”, disse a conselheira Lana Jubé, 1ª vice-presidente do CAU/BR.
“Temos que permear os CAU/UF com esse conceito, o importante é disseminar a ideia do CAU Educa”, afirmou o 2º vice-presidente do CAU/BR, Wilson Andrade. “Se ensinarmos as crianças hoje, vamos colher os frutos amanhã”, explicou Josélia.