A Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU/BR vai produzir materiais paradidáticos em Arquitetura e Urbanismo para uso no Ensino Fundamental. O objetivo do projeto, promovido em parceria com a Pistache Editoral, é levar a discussão urbanística para as escolas, para contribuir com a construção de cidades melhores no futuro. A ideia é desenvolver o olhar crítico dos alunos para o meio urbano, para que os estudantes compreendam a cidade como um espaço com diversas camadas históricas.
O material sobre urbanismo para públicos não-especializados será idealizado refletindo a importância de se pensar o espaço urbano como um lugar de debate e de interação social, a partir da ideia que a cidade pode ser cenário para diferentes disciplinas escolares.
A primeira etapa se iniciou com a realização de pesquisas com professores do Ensino Fundamental e coordenadores pedagógicos aos cuidados da Pistache Editorial. Os arquitetos e urbanistas que desejarem colaborar com a iniciativa estão convidados a repassar a informação para algum conhecido professor ou coordenador desse público-alvo. O link é esse: https://www.pistacheeditorial.com.br/questionario
O objetivo da pesquisa é entender como conceitos relacionados à dinâmica das cidades são abordados hoje nas escolas e como aplicá-los com mais eficiência; e quais são os métodos mais eficientes de fazer esse material sobre urbanismo chegar aos professores para, posteriormente, ser transmitido em sala de aula.

Aguarde mais novidades em breve!
Foto: Projeto “Arquitetura para Crianças”, realizado na Galícia, Espanha.
16 respostas
Olá, gostei muito de saber da notícia. Fantástica! Sou professora, formada em História e atuante na área. Paralelo à essa profissão, também sou Arquiteta e Urbanista, recém formada. Desenvolvi meu trabalho de conclusão de curso com temática também voltada a inserção da Arquitetura no ensino, em educação patrimonial, com foco à preservação do patrimônio e suas contribuições arquitetônicas. Fiquei muito feliz em saber da notícia.
O conteúdo do material a ser utilizado será produzido pelo CAU ou pela Pistache Editorial?
Oi Cleonecia, escreve pra gente? bianca@pistacheeditorial.com.br
Obrigada! 🙂
Excelente iniciativa da CPUA/BR! Parabéns aos colegas envolvidos! Fantástico!
Parabéns pela iniciativa
Ótima notícia!
O que se aprende na infância se carrega para a vida toda….
Parabéns!!
parabéns pela iniciativa, extremamente necessária não somente para cidade melhores, mas uma sociedade melhor, um impulsionador do processo
Adorei esse projeto e me coloco a disposição para participação. Sou arquiteta urbanista com especialização em Mobilidade Urbana pela PUC/RJ, com primeira formação em Educação Artística.
Como faço?
Isabela, pedimos que por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:
Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613
showww….difundir para multiplicar…e conscientizar
Ótima iniciativa,
Como fazer para acompanhar e se for necessário, contribuir para o desenvolvimento e inserção do projeto?
At.
Lilian
Lilian, acompanhe nosso site para ver as novidades. Por enquanto, pedimos aos arquitetos e urbanistas que compartilhem a pesquisa co professores de escolas.
Esse material está sendo elaborado na sede em Brasília? Gostaria de saber quem compõe a equipe desse projeto.
Excelente iniciativa, cultura e civilização!
Temos que replicar, Brasil a fora…
Já acontece em Curitiba!
Parabéns a todos…
Núcleos Urbanos de esperança, para auxiliar e fortalecer grupos de escolas públicas e privadas para não haver distâncias entre estas populações.
Olá estou finalizando meu mestrado com o tema – A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O ESPAÇO ESCOLAR TRADICIONAL: UM ENCONTRO POSSÍVEL ENTRE O TERRITÓRIO EDUCATIVO E A COMUNIDADE, que bom ler essa notícia do CAU, parabéns. Se eu puder contribuir estou a disposição.