Clipping

CAU/BR vai promover III Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo em dezembro

Edição de 23 de novembro de 2020. Veja mais: Agência Brasil: Mais de 20% das crianças estão matriculadas em escolas sem saneamento

 

 

Edição #1.199

Brasília, 23 de novembro de 2020

 

 

DESTAQUES

 

 

CAU/BR: CAU/BR vai promover III Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo em dezembro

Comissão Organizadora e programação prévia foram aprovados durante 6ª Reunião Plenária Ampliada Extraordinária do CAU/BR

 

Revista Projeto: 44º ENSA debate Arquitetura e Urbanismo nas periferias do mundo

O Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo acontece de 30 de novembro a 6 de dezembro e promete discutir o tema central a partir da reunião de profissionais de diversos estados do país.

 

Agência Brasil: Mais de 20% das crianças estão matriculadas em escolas sem saneamento

Dados são do Observatório do Marco Legal da Primeira Infância

 

Metrópoles: Relatório aponta rachaduras na Biblioteca Nacional: “Risco muito grande”

Problemas no prédio foram encontrados durante ronda noturna feita por brigadistas. Secretaria de Cultura descarta danos estruturais

 

ArchDaily: Engajamento comunitário e capital social são essenciais para a segurança nas ruas

A segurança nas ruas vai muito além de policiamento e iluminação.

 

 

 

JÚLIO ABE WAKARAHA

 

 

CAU/BR: Falece o arquiteto e museólogo Júlio Abe, criador do pioneiro Museu de Rua

 

 

 

CLOVIS ILGENFRITZ DA SILVA

 

 

CAU/BR: Na próxima quinta-feira (26/11), às 18h, o CAU/RS, junto com o CAU/BR, realiza uma homenagem em memória a um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do Brasil, Clovis Ilgenfritz da Silva.

 

 

 

A CIDADE E A MULHER

 

 

ArchDaily: Por uma cidade onde mulheres sempre possam pedalar

Em 2018, a socióloga e cicloativista Marina Harkot defendeu sua tese de mestrado A Bicicleta e as Mulheres na Universidade de São Paulo (SP). Ela ouviu diversas mulheres: as que pedalam para trabalhar, as que pedalando conhecem a cidade e as que adoram subir o relevo ondulado da capital.

 

 

 

PRÊMIOS

 

 

CAU/RJ: As inscrições para Premiação Anual do IAB/RJ e do Prêmio Arquiteto do Amanhã foram prorrogadas até o dia 25 de novembro!

CAU/RS: Prêmio CAU/RS 2020: participe.

CAU/SC: Portal da Transparência do CAU/SC recebe prêmio nacional

ArchDaily: Centro comunitário de bambu e barro construído por mulheres é premiado em Bangladesh

ArchDaily: Hospital de Emergências do SPBR Arquitetos entre os vencedores do Premio Oscar Niemeyer 2020

ArchDaily: Estudantes brasileiros vencem prêmio latino-americano de construção com aço

ArchDaily: Conheça os vencedores do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2020

Revista Projeto: Confira o resultado do 7º Prêmio de Arquitetura Tomie Ohtake Akzonobel

 

 

 

CAU

 

 

 

CAU/CE: Edital de Patrocínio do CAU/CE

CAU/TO: Programa de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social atende cerca de 60 famílias em Luzimangues

 

 

 

INSTAGRAM

Confira alguns destaques (Também no Facebook):

 

 

CAU/BR: O Ciclo de debates virtuais “Novas Cidades 2021, realizado em julho, produziu a “Carta-Aberta à Sociedade e aos Candidatos para as Eleições de 2020 – um projeto de cidades pós-pandemia”, assinada pelo CAU/BR, ABAP, ABEA, AsBEA, FNA, IAB e FeNEA.

CAU/BR: O arquiteto e urbanista, museólogo, fotógrafo e artista plástico Júlio Abe Wakahara faleceu em, São Paulo, em 21/11/2020, aos 79 anos de idade.⠀

CAU/BR: O jornal “O Estado de São Paulo” divulgou matéria sobre a ação que o CAU/BR ganhou contra a construtora Andrade Gutierrez por difamação de arquitetos e urbanistas. (Também em CAU/AM)

CAU/BR: Conheça os vencedores da terceira edição do Prêmio Oscar Niemeyer. No total, foram inscritos 101 projetos, todos premiados em bienais de seus respectivos países.

CAU/BR: Estão abertas as inscrições para os editais de patrocínio para projetos culturais e de Assistência Técnica em Habitação Social (Athis) do CAU/GO.

CAU/AM: Mediada pelo Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM), Jean Faria, o bate-papo contou com a participação de profissionais especializados em projetos hospitalares. Confira o vídeo completo no link da bio

CAU/MG: Fechamento – CAU/MG na CasaCor MG 2020

CAU/RN: Por ter conhecimento técnico, o arquiteto é capaz de entender os desejos de seus clientes e traduzi-los da melhor maneira possível, valorizando seu imóvel. O CAU/RN valoriza a profissão.

CAU/SC: A Comissão Especial de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Cathis) encerrou hoje o calendário de reuniões ordinárias de mais um ano de trabalho.

CAU/SC: E hoje tivemos a última reunião ordinária da CPUA-CAU/SC deste ano e desta gestão.

CAU/TO: A ausência dos profissionais da arquitetura e urbanismo no planejamento dos centros urbanos é capaz de provocar grandes problemas, como acontece hoje em muitas cidades brasileiras.

 

 

 

LIVES E WEBINÁRIOS

 

 

CAU/BR: Nos dias 4, 8, 10 e 15 de dezembro, o CAU/BR realiza a III Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo.

CAU/AM: Semana de Arquitetura e Urbanismo, que vai de 23 a 27 de novembro. Serão 04 Sessões: Debates, Visitas arquitetônicas, Oficinas e Arquitetura de interiores.

CAU/DF: Passamos aqui só para te lembrar que, semana que vem, vocês têm um compromisso marcado conosco no 8° Encontro CAU/DF. O evento acontecerá nos dias 24 a 27 de novembro, a partir das 17h, com transmissão ao vivo pelo canal do CAU/DF no Youtube.

CAU/MG: O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – 1ª Cia Ind BM – Poços de Caldas, realizará no dia 11 de dezembro de 2020 às 09 horas e 00 minutos, um Seminário de Segurança Contra Incêndio e Pânico, objetivando atualização profissional junto aos Responsáveis Técnicos que elaboram os Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico, promovendo capacitação técnica de modo a melhorar a eficiência na obtenção do AVCB.

CAU/PB: O Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CEAU.CAU/PB) realiza nos dias 26 e 27 de novembro, de forma online, o 1º Seminário de Ensino em Arquitetura e Urbanismo da Paraíba. Durante o evento será formado o Fórum de Coordenações dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado.

CAU/PE: Arquitetura esportiva em palestra online

CAU/RN: A 7ª edição do Arquitetando vem aí

CAU/RS: Ao vivo: bate-papo sobre a história e o legado de Clovis Ilgenfritz da Silva para a Arquitetura e Urbanismo

CAU/RS: O 8º Encontro do @caudfoficial acontece de 24 a 27/11 totalmente online no YouTube do CAU/DF, sem necessidade de inscrição prévia!

 

 

 

ENTIDADES

 

 

CBIC: CBIC divulga balanço do mercado imobiliário no 3º trimestre de 2020

FNA: Nota FNA

 

 

 

ESPECIALIZADOS

 

 

ArchDaily: Pode existir boa arquitetura sem modulação?

ArchDaily: Da utopia à realidade: os desafios da prática urbana no Brasil

ArchDaily: De celeiros a casas: projetos de reuso e adaptação em paisagens rurais da Europa

ArchDaily: Iniciadas as obras do Museu das Migrações projetado pelo MAD em Roterdã

ArchDaily: Traçados medievais em 9 cidades vistas de cima

ArchDaily: Reimpressão de livro sobre Louis Kahn traz seus desenhos de volta ao alcance do público

Casa Abril: Kengo Kuma assina novo espaço cultural de Tóquio

Casacor: Da cápsula para o mundo: TRPC Arquitetos traz um ambiente multifuncional

Casacor: Do Colombo para o mundo: conheça as artistas da Galeria Fazendinhando

Casa Vogue: Maior mostra já feita no Brasil sobre ícone do Art Nouveau chega ao RJ

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

 

 

Agência Brasil: Governo mineiro quer mais estudos sobre projeto de trem BH-Brumadinho

Agência Brasil: Campanha em São Paulo quer melhorar gestão de resíduos orgânicos

O Globo: Concessão do Lagoon vence mês que vem, e estado ainda estuda o que fazer

O Globo: Seminário discute caminhos para atrair investimento ao setor de saneamento

G1: Construção primitiva: a história dos canais de YouTube com passo a passo de obras improváveis

Metrópoles: Governo prepara projeto que simplifica regularização fundiária no DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

ELEIÇÕES DO CAU: ainda dá tempo para profissionais atualizarem seus dados no SICCAU 

Clipping

Arquitetura na favela: escritório promove reformas de casas na Serra

Clipping

Em defesa da inclusão da Assistência Técnica em Habitação  de Interesse Social no Minha Casa, Minha Vida 

Clipping

Eleições do CAU utilizarão plataforma da Justiça Eleitoral. Profissionais devem se cadastrar no gov.br

Skip to content