EVENTOS

CAU Brasil apoia candidatura de Fortaleza à sede do 13º Fórum Urbano Mundial

 

O plenário do CAU Brasil aprovou deliberação em que declara apoio à iniciativa da prefeitura de Fortaleza para tornar a capital cearense sede do 13º Fórum Urbano Mundial, em 2026. A capital cearense foi a única cidade brasileira classificada para a fase final da candidatura ao evento. Promovido a cada dois anos pela ONU Habitat, o Fórum Urbano Mundial (WUF, na sigla em inglês) é a mais importante conferência global sobre urbanização sustentável. A organização deverá divulgar o resultado do processo de seleção da cidade-sede da 13ª edição em agosto próximo.

 

O Fórum acontece desde 2002 para debater o impacto da urbanização sobre as comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas. A primeira edição aconteceu em Nairobi, Kenya. Apenas duas das onze edições aconteceram na América Latina: o WUF5, em 2010, no Rio de Janeiro; e o WUF7, em Medellin, na Colômbia. Também já sediaram o WUF a Espanha (2004), Canadá (2006), China (2008), Barein (2012), Malásia (2018) e Emirados Árabes (2020). A edição mais recente, realizada em junho de 2022 na cidade de Katovice, na Polônia, mobilizou em torno 17.000 participantes de 158 países de forma online ou presencial. “É tempo de voltar o Fórum para a América Latina, que tem importante protagonismo no desenvolvimento de políticas urbanas inovadoras, com atenção especial ao direito à cidade”, afirma o documento do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) dirigido à ONU para formalização da candidatura.

 

Selo da candidatura

 

A gestão municipal vem adotando as Agendas Globais de Desenvolvimento, especialmente a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para enfrentar os complexos desafios da capital cearense. No documento o Instituto de Planejamento apresenta a estrutura urbana que a cidade dispõe para receber os participantes do 13WUF e argumenta que Fortaleza e o Brasil ocupam “posição de vanguarda nos temas relacionados ao desenvolvimento urbano sustentável, tendo, inclusive, apresentado seu Relatório Nacional de Progresso da Implementação da Nova Agenda Urbana”.

 

Segundo o órgão municipal, a realização do evento na capital cearense reverbera entre a comunidade dos países de língua portuguesa. “Levar o Fórum Urbano Mundial a Fortaleza é uma oportunidade de fortalecer a participação ativa da comunidade lusófona que representa o idioma mais falado no sul global. O envolvimento destas cidades endossa o engajamento na Nova Agenda Urbana, promovendo futuros urbanos melhores, mais inclusivos, inovadores e sustentáveis”, diz o documento.

 

MAIS SOBRE: EVENTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo