ARQUITETURA SOCIAL

CAU Brasil apresenta projetos de ATHIS ao Ministério do Desenvolvimento Regional

 

 

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quarta-feira (25), representantes do CAU Brasil para uma audiência oficial. A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, apresentou projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e de prevenção a desastres causados pelas mudanças climáticas. “O que nos traz aqui é a vontade de melhorar a vida de mais de 200 milhões de brasileiros”, afirmou Nadia. A presidente do CAU Brasil estava acompanhada do presidente do CAU/AP, Welton Ribeiro, e dos conselheiros federais Ricardo Mascarello, Camila Leal e Humberto Mauro.

 

Foram apresentados ao ministro os programas Mais Arquitetos, o Projeto Amazônia 2040 e o Edital de ATHIS, que em 2022 foi direcionado para ações de prevenção e recuperação de de áreas degradadas e territórios atingidos por desastres ambientais. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, ressaltou que é fundamental um projeto de habitação bem planejado para prevenir inundações e deslizamentos.

 

Após conhecer as propostas, o ministro destacou que é de responsabilidade do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional a articulação e estruturação de projetos com contem com uma transversalidade entre os demais ministérios. Ele também apontou direcionamentos para a comitiva em relação à articulação de redes de contatos. “Senti muita receptividade do Ministério. O ministro tem essa preocupação do desenvolvimento territorial sustentável. Na reunião de hoje, já recebemos um direcionamento e conexões que precisamos fazer, não só com o Governo Federal, mas também com governos locais e municípios”, destacou Nadia.

 

 

Ela destacou que os projetos patrocinados pelo CAU Brasil têm como principal objetivo sensibilizar gestores públicos sobre a importância da Arquitetura e Urbanismo para a qualidade de vida nas cidades. “Já temos alguns exemplos de experiências bem-sucedidas, e queremos ampliar isso nos municípios, com a participação dos arquitetos e urbanistas”, afirmou a presidente do CAU Brasil.

 

O conselheiro Humberto Mauro lembrou que no ano passado o CAU Brasil promoveu dezenas de reuniões com senadores e deputados federais para solicitar verbas de emendas parlamentares direcionadas para ações de ATHIS, planejamento urbano e saneamento. “Neste ano vamos novamente para pedir mais emendas”, disse Nadia.

 

Confira as emendas parlamentares obtidas com apoio do CAU

 

“Queremos mostrar como é importante os arquitetos e urbanistas  estarem inseridos de forma transversal nas políticas públicas. Se construirmos a cultura da importância do profissional especializado, vamos conseguir atingir todos estes objetivos”, afirmou a conselheira Camila Leal.

MAIS SOBRE: ARQUITETURA SOCIAL

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

Pular para o conteúdo