RECENTES

CAU Brasil apresenta propostas aos ministérios das Cidades, Trabalho e Planejamento e Orçamento

ATHIS, Microempreendor Profissional e propostas da Carta aos/às Candidatos/as pautam reuniões de trabalho com o governo federal

 

Registro da reunião com o diretor de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, Luciano Severo

 

O CAU Brasil foi recebido em audiências importantes nos ministérios das Cidades, do Trabalho, e de Planejamento e Orçamento. Na pauta, agendas construídas coletivamente pelos conselheiros e entidades que representam a categoria para melhorar as condições de moradia da população e as cidades brasileiras e valorizar o trabalho dos profissionais da arquitetura e urbanismo. A presidente Nadia Somekh(SP) e o conselheiro Rubens de Camillo(MS) participaram de reunião no Ministério do Planejamento e Orçamento. No Ministério das Cidades, acompanharam a presidente as conselheiras Ana Cristina Barreiro (RO), Camila Leal (PB) e Ricardo Mascarello (SE), além da chefe de gabinete, Cristiane Benedetto. Na audiência com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o conselheiro Nilton Lima (GO), segundo vice-presidente, representou a presidência do CAU Brasil.

 

No encontro com a diretoria de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, a presidente Nadia Somekh(SP) e o conselheiro Rubens de Camillo(MS) apresentaram sugestões para superar a crise habitacional e sanitária a partir da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, prevista na Lei Federal nº 11.888, de 2008. Em documento entregue ao diretor Luciano Severo, o CAU Brasil defendeu que o planejamento leve em consideração as necessidades do território como elemento central para a definição da alocação de recursos. “A janela de oportunidade política aberta pela elaboração do Plano Plurianual (PPA) possibilita um debate sobre como o Estado pode garantir recursos, estrutura e uma política urbana inclusiva que garanta a moradia digna para as famílias de baixa renda”, diz o ofício.

 

A presidente atualizou a diretoria sobre outras medidas que estão sendo adotadas para promoção da ATHIS como política pública, como as emendas propostas pelo o deputado federal Merlong Solano (PT-PI) para inclusão da assistência técnica no novo Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).

 

Segundo a presidente Nadia, todos os pontos de pauta apresentados pelo CAU foram bem recebidos no Ministério do Planejamento e Orçamento. “Houve ressonância das nossas ideias, como incluir, no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a articulação do programa Nenhuma casa sem Banheiro junto com o SUS”, afirmou a presidente Nadia Somekh em seu informe durante a 134ª Plenária Ordinária nesta sexta, 17 de março. “Foi uma alegria ter representado os nossos arquitetos, a nossa arquitetura e urbanismo neste diálogo junto ao governo federal”,  completou. De acordo com a presidente, há a possibilidade de um encontro com a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, durante a Marcha dos Prefeitos.

 

No Ministério das Cidades, o CAU Brasil e técnicos do IPEA foram recebidos pelo Secretário Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, Guilherme Simões

 

No Ministério das Cidades, os representantes do CAU Brasil foram recebidos pelo Secretário Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, Guilherme Simões. A regularização fundiária e habitação, pautas de convergência com a ATHIS, estão entre as prioridades do governo para estes territórios, segundo o secretário. Simões afirmou que a secretaria também vai considerar potencialidades de políticas culturais e sociais locais e enfatizou que a participação social como instrumento para a definição das necessidades e o desenho das políticas. Também participaram da reunião os técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Renato Baldim e Cleandro Krause, que estão trabalhando com o CAU Brasil na construção de um projeto de escala e sustentabilidade para uma política nacional de ATHIS.

 

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

 

CAU Brasil e deputada Erika Kokay são recebidos pelo Ministro do Trabalho, Luiz Marinho

 

Outro tema enfatizado pelo CAU Brasil nas audiências com os Ministérios do Trabalho e de Planejamento e Orçamento foi o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 55, de 2022, que dispõe sobre a criação de um novo enquadramento tributário para as atividades exercidas por profissionais liberais: o Microempreendedor Profissional (MEP). A proposta, apresentada pela deputada Érika Kokay (PT-DF) e em tramitação na Câmara Federal, possibilita que profissionais liberais adotem o modelo simplificada de recolhimento de impostos de 5% sobre a sua receita bruta para faturamento de até R$ 240.000,00 por ano. O CAU defende a inclusão da medida na reforma tributária em elaboração pelo governo. A audiência com o Ministério do Trabalho foi solicitada pela própria parlamentar e teve o projeto do MEP como pauta principal.

 

Diante da oportunidade de interlocução com a pasta que trata do Orçamento da União, o CAU Brasil também explicou que a medida valoriza o trabalho especializado e também viabiliza a ampliação de receitas provenientes da formalização. “Com a aprovação da proposição, arquitetos, engenheiros, advogados, odontólogos, etc., em início de carreira poderão evitar prejuízos sociais advindos da informalidade. Entendemos ser fundamental para o desenvolvimento e saúde financeira das empresas a aprovação do projeto”, diz o documento.

 

As reuniões com os ministérios também foram oportunidades para reforçar as demais propostas defendidas pelas entidades que representam a categoria na Carta-Aberta aos (às) Candidatos(as) nas Eleições de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Debate sobre Ensino à Distância encerra o IX Seminário Legislativo

RECENTES

Evento vai debater sobre a atual realidade da moradia brasileira

RECENTES

II Encontro da Diversidade avança na construção de ações afirmativas por equidade na arquitetura e urbanismo

RECENTES

UIA divulga resultado dos ganhadores da 5ª edição do Golden Cubes Awards

Skip to content