INSTITUCIONAL

CAU Brasil e Câmara Federal dos Arquitetos Alemães firmam memorando de cooperação

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e a Câmara Federal dos Arquitetos Alemães (BAK) firmaram, dia 12 de março, em Belo Horizonte,  memorando de entendimento visando combinar forças para alcançar objetivos políticos comuns e a promoção profissional da cultura arquitetônica em ambos os países. A matéria será submetida à aprovação do Plenário.

 

As instituições estão convencidas de que a cooperação mútua entre arquitetos brasileiros e alemães possibilitará  o enfrentamento do  desafio repreentado pela mudança climática e o desenvolvimento de soluções em conjunto.

 

 

O acordo foi assinado durante o Encontro Brasil-Alemanha 2023 promovido pelo BID e pela CNI. O conselheiro federal Gerardo Fonseca, coordenador-adjunto da Comisão de Relações Institucionais (CRI), assinou o documento pelo CAU Brasil, e Andréa  Gebhard,  presidente da Câmara alemã,  pela BAK. Presentes  Robert Habeck, Vice Chanceler Alemão e Ministro Federal para Assuntos Econômicos e de Ações Climáticas; Márcio Elias Rosa , Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento e Indústria; e a Embaixadora Maria Laura da Rocha, secretária geral do Ministério das Relações Exteriores. Pela CRI participou também a analista Bruna Bais.

 

A cooperação pretendida envolve:

 

– Intercâmbio cultural de estudantes e mobilidade profissional;

– Intercâmbio de informações, compartihamento de experiências, troca de pontos de vista;

– Educação e formação contínuas;

– Direito, contratos e sistema de taxas;

– Concursos de arquitetura;

– Cooperação em projetos.

 

Bruna Bais, analista da CRI; Andréa Gebhard, presidente da BAK e Gerardo Fonseca, coordenador-adjunto da CRI

 

A Câmara Federal dos Arquitetos Alemães (BAK), com sede em Berlim, é a organização guarda-chuva das Câmaras de Arquitetos dos 16 Estados Alemães (Länder) – órgãos de direito público. A BAK representa nacional e internacionalmente os interesses de mais de 138.000 arquitetos (dados de 1º de janeiro de 2022). Dos profissionais alemães, a maioria de 84% trabalha como arquitetos de construção, 6% trabalha como arquitetos paisagistas, 5% estão registrados como designers de interiores e 5% como planejadores urbanos.

 

Os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF), são o braço operacional do Sistema CAU, possuindo registrados mais de 220 mil arquitetos e urbanistas e 37 mil empresas de Arquitetura e Urbanismo.  No Brasil a expressão arquiteto e urbanista designa, nos terrmos da lei n° 12.378, de 31 de dezembro de 2010, o profissional arquiteto.

 

Encontro Brasil-Alemanha 2023

 

MAIS SOBRE: INSTITUCIONAL

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

INSTITUCIONAL

CAU Brasil combate assédio moral no trabalho com campanha Inimigo Invisível

INSTITUCIONAL

CAU Brasil lança Portal sobre Internacionalização de serviços de Arquitetura e Urbanismo

INSTITUCIONAL

CAU Brasil participa da posse dos novos ministros das Cidades e do Desenvolvimento Regional

DIA DO ARQUITETO

Gestão do CAU Brasil apresenta retrospectiva na comemoração do Dia do Arquiteto

Pular para o conteúdo