O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e a Câmara Federal dos Arquitetos Alemães (BAK) firmaram, dia 12 de março, em Belo Horizonte, memorando de entendimento visando combinar forças para alcançar objetivos políticos comuns e a promoção profissional da cultura arquitetônica em ambos os países. A matéria será submetida à aprovação do Plenário.
As instituições estão convencidas de que a cooperação mútua entre arquitetos brasileiros e alemães possibilitará o enfrentamento do desafio repreentado pela mudança climática e o desenvolvimento de soluções em conjunto.
O acordo foi assinado durante o Encontro Brasil-Alemanha 2023 promovido pelo BID e pela CNI. O conselheiro federal Gerardo Fonseca, coordenador-adjunto da Comisão de Relações Institucionais (CRI), assinou o documento pelo CAU Brasil, e Andréa Gebhard, presidente da Câmara alemã, pela BAK. Presentes Robert Habeck, Vice Chanceler Alemão e Ministro Federal para Assuntos Econômicos e de Ações Climáticas; Márcio Elias Rosa , Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento e Indústria; e a Embaixadora Maria Laura da Rocha, secretária geral do Ministério das Relações Exteriores. Pela CRI participou também a analista Bruna Bais.
A cooperação pretendida envolve:
– Intercâmbio cultural de estudantes e mobilidade profissional;
– Intercâmbio de informações, compartihamento de experiências, troca de pontos de vista;
– Educação e formação contínuas;
– Direito, contratos e sistema de taxas;
– Concursos de arquitetura;
– Cooperação em projetos.

A Câmara Federal dos Arquitetos Alemães (BAK), com sede em Berlim, é a organização guarda-chuva das Câmaras de Arquitetos dos 16 Estados Alemães (Länder) – órgãos de direito público. A BAK representa nacional e internacionalmente os interesses de mais de 138.000 arquitetos (dados de 1º de janeiro de 2022). Dos profissionais alemães, a maioria de 84% trabalha como arquitetos de construção, 6% trabalha como arquitetos paisagistas, 5% estão registrados como designers de interiores e 5% como planejadores urbanos.
Os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF), são o braço operacional do Sistema CAU, possuindo registrados mais de 220 mil arquitetos e urbanistas e 37 mil empresas de Arquitetura e Urbanismo. No Brasil a expressão arquiteto e urbanista designa, nos terrmos da lei n° 12.378, de 31 de dezembro de 2010, o profissional arquiteto.
