Neste mês de abril, a cidade de Fortaleza (CE) sediou o II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste. Evento que atravessou o fim de semana reuniu arquitetos e urbanistas, pesquisadores e ativistas para discutir ações e conceitos relativos ao direito de moradia digna para todos. Com a temática “A assessoria técnica popular como plataforma pelo direito de habitar”, programação contou com mesas plenas, sessões temáticas, rodas de discussão e oficinas.
Parceiros na realização do evento, o CAU Brasil, CAU/CE e CAU/SE marcaram presença nas discussões. Na mesa de abertura, Cláudia Sales (conselheira do CAU Brasil representante do Ceará), Lucas Rozzoline (presidente do CAU/CE) e Henrique Silva (vice-presidente do CAU/CE) apresentaram as ações promovidas pelo CAU em favor da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). O II Fórum também contou ainda com a participação dos conselheiros do CAU Brasil Camila Leal (PB), Guivaldo Baptista (BA), Nilton Lima (GO) e Ricardo Mascarello (SE).
“Nesta gestão, o CAU Brasil tem enfatizado as políticas de ATHIS. Essa política faz parte de um projeto muito maior que inclui ações reparativas e afirmativas com grupos minoritários. Sempre em diálogo com todas as comissões: Ética e Disciplina; Ensino e Formação; Relações Institucionais. É um projeto muito maior que queremos implementar até 2023”, afirmou Claudia Sales, que é coordenadora da Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade do CAU Brasil. Desde 2015, o CAU Brasil e dos CAU/UF destinam 2% de sua arrecadação anual para fomentar projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).

O presidente do CAU/CE, Lucas Rozzoline, disse que as campanhas de promoção da ATHIS já estão provocando mais ações do poder público. fala da importância da discussão para sociedade e lembra que, apesar de só 7% da população do país ter acesso à arquitetura, esse diálogo é um avanço para a sociedade. “A Prefeitura de Fortaleza já está iniciando suas práticas de assessoria técnica popular. A Prefeitura de Caucaia já teve uma reunião, no mês passado, para implementar esse tipo de assessoria à população”.
O II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste foi organizado por seis coletivos de arquitetos e urbanistas que atuam na Região Nordeste: Taramela ATAC (Fortaleza/CE), Coletivo Quintau (Fortaleza/CE), Centro de Defesa Ferreira de Sousa (Teresina/PI), CAUS Cooperativa (Recife/PE), Trapiche EMAU (Aracaju/SE) e Coletivo Escalar (Salvador/BA). Primeira edição do evento foi realizada em Recife (PE), em 2020.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Conselheiros do CAU Brasil participaram da Oficina 4: “Assessoria Técnica Popular na Efetivação de Direitos – Construindo Arranjos a partir de Múltiplas Atuações”. A conselheira Camila Leal (PB) foi uma das palestrantes, junto com a presidente do CAU/SE, Heloísa Diniz; o vice-presidente do CAU/SE, Henrique Alves; e a conselheira do CAU/SP Fernanda Simon.
Nesta oficina, as ações do CAU Brasil e dos CAU/UF foram analisadas sob a perspectia das parcerias institucionais com prefeituras e associações da sociedade civil. No ano passado, o CAU Brasil começou a campanha “Mais Arquitetos”, Campanha Mais Arquitetos, que promove debates entre influenciadores digitais,
gestores públicos e a população sobre a implementação da Lei de ATHIS. Mais de 20 milhões de pessoas já foram impactadas. Veja aqui.

Além disso, existemas os Editais do CAU Brasil e dos CAU/UF, que destinam mais de 2% de seu orçamento para financiar ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social por todo o país. Por meio de articulações com senadores e deputados, a presidente Nadia Somekh está propondo a destinação de emendas
parlamentares do Orçamento da União para financiar ATHIS nos municípios. Saiba mais aqui.
“Ficamos muito felizes de participar de um evento em que a gente consegue parar para escutar quem está na outra ponta da Assistência Técnica. Não só arquitetos e urbanistas, mas as pessoas que vivem nesses territórios e que passam por esses problemas no seu cotidiano”, afirmou a conselheira Claudia Sales. “Isso nos ajuda a entender um pouquinho melhor como resolver ou pelo menos minimizar os problemas enfrentados por essas pessoas”.
CONFIRA A ÍNTEGRA DO EVENTO: