O Plenário do CAU Brasil aprovou o Plano de Ação e o Orçamento para 2024, além de homologar os Planos de Ação e Orçamento dos CAU/UF. Com mais de 800 projetos e atividades em destaque, a iniciativa busca uma conexão mais estreita entre os conceitos de orçamento e estratégia.
Principais projetos estão concentrados na fiscalização, com um investimento de R$ 72 milhões. Dos 27 CAU/UF, 26 atingiram a meta de investir 25% do orçamento na fiscalização já neste ano de 2023, evidenciando o alinhamento dos recursos com as prioridades estratégicas estabelecidas.
“Nós construímos o diagnóstico do CAU e um orçamento para 2024 que já começa a responder esses desafios”, afirmou a vice-presidente do CAU Brasil e coordenadora da Comissão de Planejamento e Finanças (CPFi),Daniela Sarmento. “Olhamos o CAU como um todo e criamos uma nova condição de governança, estruturando os desafios para a próxima gestão.”
Esse diagnóstico revela o impacto significativo da nova política de descontos implementada em 2023. Mais de 3.000 arquitetos(as) e urbanistas e 12.000 empresas foram diretamente beneficiados com valores reduzidos na Anuidade do CAU. Estratégia foi concebida para facilitar o acesso dos profissionais e empresas ao mercado formal, reverberando na valorização da categoria.
Com essa visão crítica sobre o orçamento, o CAU Brasil e os CAU/UF refletem o compromisso em otimizar os recursos disponíveis, alinhando a aplicação dos valores arrecadados com as prioridades estratégicas definidas em conjunto.