CAU/BR

CAU Brasil e CAU/UF terão Subcomissões e Câmaras Temáticas para ampliar sua atuação

 

O Plenário do CAU Brasil aprovou uma alteração no Regimento Geral do CAU para permitir a criação de Sucomissões e Câmaras Temáticas no CAU Brasil e também nos CAU/UF. “Queremos abrir mais possibilidades de participação dos conselheiros suplentes e demais profissionais, trabalhando com diversos temas”, afirmou o coordenador da Comissão de Organização e Administração do CAU Brasil, conselheiro Ednezer Flores (RS).

 

As Câmaras Temáticas e as Subcomissões, bem como as Comissões Temporárias, poderão ser formadas para o desempenho de atividades e funções específicas dentro de uma Comissão Permanente, como órgãos consultivos, de acordo com os respectivos planos de ação e orçamento e Planejamento Estratégico do CAU. O objetivo é que se possa trazer mais arquitetos e urbanistas para dentro do CAU e discutir o exercício profissional da área.

 

No caso das Câmaras Temáticas, elas podem ser compostas por no mínimo três membros, entre conselheiros, representantes de órgãos públicos, de entidades profissionais e da sociedade civil, bem como demais profissionais. Deverá haver pelo menos um conselheiro titular em cada câmara.

 

Coordenador da Comissão de Organização e Administração do CAU Brasil, Ednezer Flores

 

Já as Subcomissões serão compostas exclusivamente pelos membros da Comissão Permanente que propuser a sua implementação. Elas terão por finalidade a execução de atividades específicas de competência de uma determinada comissão permanente, visando à execução do plano de trabalho dessa comissão.

 

Nos dois casos, as propostas de criação desses grupos deverão listar quais são as suas atividades, prazo de execução, resultado esperado e composição. As despesas referentes às atividades serão discriminadas no Plano de Ação e Orçamento da comissão proponente.

 

Com essas novas possibilidades de participação, o CAU Brasil e os CAU/UF esperam ampliar, a participação da sociedade e de profissionais arquitetos e urbanistas nas discussões sobre o aperfeiçoamento e valorização do exercício da Arquitetura e Urbanismo, aprimorar a geração de conhecimento e como auxiliar na consolidação da representatividade do CAU nos órgãos públicos e privados.

 

Essas alterações no Regimento Geral do CAU, alterando a Resolução CAU/BR Nº 139, serão publicadas em breve.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

Nota Oficial: SICCAU

PLENÁRIAS

Nova Gestão: Comissões do CAU/BR apresentam projetos e iniciativas previstos para 2024

PLENÁRIAS

Nova Gestão: Conselheiros(as) do CAU/BR e presidentes dos CAU/UF escolhem membros dos colegiados para 2024

CAU/BR

CAU/BR reforça laços com parlamentares federais para fortalecer pautas da categoria

Pular para o conteúdo