ASSESSORIA PARLAMENTAR

CAU Brasil e CONFEA discutem harmonização profissional e ações conjuntas

 

Depois de alguns anos sem encontros presenciais, o CAU Brasil e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) decidiram retomar as discussões sobre harmonização profissional e ações conjuntas em benefício da sociedade. Conselheiros federais de ambas instituições reuniram-se na sede em CONFEA, em Brasília, para tratar de uma série de assuntos que diz respeito tanto a arquitetos e urbanistas como a engenheiros.

 

Na reunião, a 2ª vice-presidente do CAU Brasil, Patrícia Luz, e o coordenador da Comissão de Relações Institucionais (CRI), Jeferson Navolar, discutiram a consolidação de um entendimento sobre o exercício profissional da Arquitetura e da Engenharia. “Precisamos pensar resoluções que propiciem um mercado de trabalho amplo em prol da sociedade e da qualidade do trabalho”, afirmou Patrícia.

 

O conselheiro Jeferson listou os temas que podem ser tratados em conjunto. “Temos na pauta a redução dos tributos de arquitetos e engenheiros via Microempreendedor Profissional; Carreira de Estado para essas profissões, mobilidade profissional no Mercosul; as atribuições cada profissão; as ameaças de desregulamentação das profissões, entre outros”, disse.

 

Segunda vice-presidente do CAU Brasil, Patrícia Luz

 

DIÁLOGO PROFISSIONAL
Para a conselheira do CONFEA Michele Costa Ramos, coordenadora da Comissão Temática de Harmonização Interconselhos (CTHI), essa aproximação é importante para prevenir transtornos. “Estamos em tentativa de dialogar com o CAU para fazer resoluções conjuntas. Nós somos profissionais e precisamos ter esse diálogo”, afirmou.

 

Segundo o conselheiro Luiz Antonio Lucchesi, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), a evolução do diálogo é visível. “Houve abertura de ambos os lados, tanto no sentido de se conceituar melhor as terminologias, quanto de se listar os objetivos que precisamos alcançar”, disse.

 

Coordenador da Comissão de Relações Institucionais (CRI) do CAU Brasil, Jeferson Navolar

 

Depois dessa reunião, os representantes do CAU Brasil e do CONFEA levarão os assuntos discutidos aos seus respectivos plenários. Os dois Conselhos voltarão a se reunir no próximo dia 15 de setembro. “Queremos dar boas notícias aos colegas o quanto antes, para que possamos dar continuidade às tratativas entre os dois conselhos”, disse Jeferson.

 

“Vamos discutir também sobre a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, trabalhar na redação de uma resolução conjunta, consolidando todo o debate que foi feito sobre o tema nos últimos anos”, afirmou a 2ª vice-presidente Patrícia Luz.

 

Conselheira do CONFEA Michele Costa Ramos, coordenadora da Comissão Temática de Harmonização Interconselhos (CTHI)

 

Além dos conselheiros federais, participaram da reunião os assessores do CAU Brasil Luciana Rubino e Carlos Alberto de Medeiros, além dos assessores do CONFEA Fábio Merlo e Demétrio Ferronato.

2 respostas

  1. E o piso salarial ? Nada !!! Vários municípios e órgãos públicos não respeitam mas querem as responsabilidades !!! Nada ! Nada ! Nada !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Comissão de Exercício Profissional debate Mapa Estratégico de Fiscalização em Natal/RN

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Restauro em Patrimônio Histórico é reconhecido como atribuição privativa de profissionais de Arquitetura e Urbanismo

INSTITUCIONAL

CAU Brasil lança Portal sobre Internacionalização de serviços de Arquitetura e Urbanismo

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

O que muda com a nova resolução da fiscalização a partir de 27 de março

Skip to content