O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), irão debater, nesta quarta-feira (21/07), às 17h, sobre o futuro das cidades. As entidades, que trazem diferentes conteúdos para a programação do 27º Congresso da UIA2021RIO, propõem duas mesas de debate com os temas “Estatuto da Cidade” e “O alcance da política urbana”. O evento será transmitido simultaneamente pelos canais do CAU Brasil e da FNA no Youtube. Após o encerramento do congresso, as gravações voltarão a estar disponíveis na sexta, dia 23.
“Quando representantes importantes das maiores entidades de arquitetura e urbanismo se reúnem para discutir o futuro das cidades, é melhor prestar atenção. Encontros como estes são oportunidades únicas para que soluções surjam sob diferentes óticas”, destaca o vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, que irá mediar os debates. Os participantes convidados serão representantes de instituições que compõem o Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU). O conteúdo será veiculado no canal da FNA no YouTube e ficará disponível na plataforma exclusiva do UIA2021RIO.
A primeira mesa irá discutir a cidade a partir do documentário “20 anos do Estatuto da Cidade: Utopia ou luta?”, que foi produzido pela FNA exclusivamente para o UIA2021RIO. Os participantes convidados são Luciana Schenk (presidente nacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP), Walter Gustavo Linzmeyer (2° Vice-presidente e Conselheiro Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil do Paraná – IAB/PR), Paulo Eduardo Vidal Leite Ribeiro (vice-coordenador do DOCOMOMO/RJ) e Nicole Brazeiro (diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – FeNEA).
A segunda mesa irá refletir sobre as políticas urbanas, a partir do documentário “Novas Cidades 2021”, produzido pelo CAU Brasil. Participarão do debate Valeska Peres Pinto (conselheira consultiva da FNA), Miriam Addor (conselheira deliberativa da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA) e Jeferson Dantas Navolar (segundo vice-presidente do CAU Brasil). “O que nós estamos vivendo hoje é o que nós decidimos lá atrás. A cidade do futuro nós estamos fazendo hoje. Nós não temos que construir cidades novas, mas valorizar, humanizar e reformar as cidades que nós já temos”, antecipa Valeska.
Em paralelo aos debates, o CAU Brasil lançou no UIA2021RIO a exposição virtual “Arquiteturas Brasileiras”, um site que reune 80 projetos selecionados da produção nacional dos últimos cinco anos, além de trabalhos de instituições de ensino superior, dos CAU estaduais e do DF e de parceiros internacional. O recorte adotado foi “Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania”.
Para ter acesso aos demais conteúdos do UIA2021RIO é necessária a inscrição no 27o Congresso Mundial de Arquitetos em: https://www.uia2021rio.archi.