CPUA

CAU Brasil indica inclusão do CAU Educa no conteúdo do Programa Escola em Tempo Integral

Na última sexta-feira, dia 11 de agosto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil), encaminhou ofício para a presidência da Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados, com sugestão de proposta de indicação ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para propor a inclusão do projeto CAU Educa e do componente curricular transversal “educação urbanística” no conteúdo programático do Programa Escola em Tempo Integral.

 

De acordo com a indicação do CAU Brasil, apresentada por meio da Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares, a finalidade é contribuir para os objetivos da educação nacional de forma geral e, especialmente, para a educação ambiental tornando a arquitetura e o urbanismo acessível para todos ao compartilhar com crianças e jovens seus conhecimentos, metodologias e instrumentais.

 

Desde cedo, elas podem se tornar capazes de influenciar políticas públicas em seus territórios, ao compreender as lógicas e o vocabulário urbanístico empregado e participar dos processos de planejamento de seu território. Não se trata de treinar precocemente futuros (as) arquitetos (as), mas de estimular uma aprendizagem participativa na cidade.

 

No dia 1º de agosto, foi aceita a sugestão do CAU Brasil, de indicação (INC) ao Ministério da Educação (MEC) para propor a inclusão do componente transversal “educação urbanística” nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Leia mais.

 

 

CAU EDUCA

 

Em dezembro de 2022, o CAU Brasil lançou o Caderno CAU Educa que reúne práticas propositivas de educação urbana e ambiental para professores do ensino infantil, fundamental e médio aplicarem em sala de aula. A publicação é destinada para arquitetos (as) e urbanistas, gestores públicos, instituições e outros interessados nas possibilidades de aprender e educar sobre os lugares que compartilhamos. Objetivo é dialogar com a sociedade, conscientizando as pessoas em prol de cidades mais justas e com qualidade de vida para todos. Em particular as crianças e os jovens, para que possam aprender com os conhecimentos, metodologias e ferramentas que a Arquitetura e Urbanismo oferece.

 

Desde 2018, a Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) do CAU Brasil vem apostando na Educação Urbanística e Ambiental de crianças e jovens. Em 2019, realizou-se a contratação de uma consultoria técnica especializada para a elaboração do Programa, realizada pela Pistache Editorial. A partir disso, foi criado o site e estabelecida a metodologia do Programa. Algumas iniciativas foram implementadas no país e a temática adquiriu maior importância dentro do Conselho.

 

Como um dos resultados, foi realizado em 2020, o Concurso CAU Educa, em âmbito nacional, que selecionou propostas para o tema da Educação Urbanística e Ambiental formuladas por arquitetos (as) e urbanistas e outros profissionais. Assim, com o intuito de consolidar o Programa CAU Educa no cenário nacional, o Caderno CAU Educa se soma às ações em andamento e instiga novos caminhos que podem ser iniciados.

 

Acesse o Caderno CAU Educa. CLIQUE AQUI.

 

Leia matéria relacionada: Caderno CAU Educa será lançado no Dia do Arquiteto e Urbanista 2022

MAIS SOBRE: CPUA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CPUA

Encontro em Manaus aponta Políticas Urbanas e Ambientais a partir do território amazônico

CPUA

CADERNO CAU EDUCA SERÁ LANÇADO NO DIA DO ARQUITETO E URBANISTA 2022

Assistência Técnica

Programação do CAU Brasil na Trienal de Arquitetura e Urbanismo no RS

CIDADES

Dia Mundial do Urbanismo: CAU Brasil promove Seminário durante a Trienal, no RS

Pular para o conteúdo