PROJETO AMAZÔNIA 2040

CAU Brasil lança e-book Projeto Amazônia 2040 no Dia Mundial do Meio Ambiente

Capa da publicação

 

Neste 5 de junho, quando se comemora o 50º. Aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, o CAU Brasil lança o E-book do Projeto Amazônia 2040. A publicação aponta perspectivas dos arquitetos e urbanistas brasileiros para fazer frente às mudanças climáticas em busca de um futuro sustentável. 

 

Produzido pela Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA), o E-book reúne  uma síntese dos debates realizados durante o “Seminário Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para o Futuro Sustentável”, realizado em Manaus, Amazonas, em fevereiro deste ano. 

 

Com versões também em inglês e espanhol, a publicação  será apresentada à comunidade internacional pelo CAU Brasil durante o 28º Congresso Mundial de Arquitetos promovido pela União Internacional de Arquitetos  – UIA 2023CPH. Com o tema “Futuro Sustentável – não deixe ninguém para trás”, o evento ocorre entre 2 e 6 de julho em Copenhague/DK.

 

CLIQUE NO LINK PARA BAIXAR E SALVAR A PUBLICAÇÃO

E-Book_Projeto Amazônia 2040_CAU_BR_junho_2023

 

Os leitores poderão conhecer as contribuições de pesquisadores, arquitetos e urbanistas e outros profissionais que atuam no território amazônico e que participaram da programação do seminário. Estão registrados no livro os resultados dos debates “Continente Amazônia: Amazonia, Paisagem, Território Brasileiro e Fronteiras, “Projeto Amazônia 2040 e Lançamento do Chamamento de Boas Práticas”, “Realidades da Amazônia Brasileira” e “Nama (Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia) e a arquitetura da Amazônia”. Também encontrarão conteúdos sobre arquitetura indígena, o arquiteto Severiano Porto e saberes ancestrais da Amazônia.

 

 

O formato digital interativo permite acesso a conteúdos extras, como textos e audiovisuais. 

 

Segundo a presidente Nadia Somekh, o projeto surgiu do compromisso do CAU Brasil com a melhoria da vida do país e do território global a partir do exemplo da Amazônia e do conhecimento técnico e científico dos arquitetos e urbanistas do Brasil. “A Amazônia é essencial nessa discussão, o que nos motiva a divulgar esse trabalho no estande que o CAU Brasil terá no UIA2023CPH com o tema ‘Continente Amazônia'”, explica a presidente, na apresentação do livro. O IAB, representante do Brasil na UIA, é parceiro no estande, que tem ainda o apoio das demais entidades membros do CEAU. 

 

Para o coordenador da CPUA-CAU Brasil, Ricardo Mascarello (SE),  a Amazônia é “uma herança verde para todo o planeta” e consciência ambiental “é a grande tarefa do Século XXI”. “Com o projeto, o CAU assume seu papel articulador, do fomento de assessoria técnica e capacitações inferindo atitudes para que tenhamos a futura ocupação do território brasileiro com responsabilidade e constituída por um arcabouço técnico/estético que privilegie relações mais equânimes com os ciclos naturais do planeta”, afirma o conselheiro. “O majestoso e potente significado da Amazônia é de vital importância para o planeta e a vida das futuras gerações compreendendo os riscos causados pelas mudanças climáticas, a necessidade da transição ecológica, a redução de emissão de CO² e a magnitude das águas e seu fenômeno dos rios voadores”, completa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Projeto Amazônia 2040: CAU Brasil promove cooperação técnica com pesquisadores de nove universidades da região

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Documento “Carta de Belém” foi elaborado durante Fórum das Cidades Amazônicas

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Manifesto de Lançamento do AMAZONICIDADES – Observatório de Cidades, Vilas e Territórios Amazônicos aconteceu em Belém

PROJETO AMAZÔNIA 2040

Diálogos Amazônicos: CAU Brasil propõe urbanização adaptada às necessidades dos povos da floresta

Pular para o conteúdo