CAU/BR

CAU Brasil marca presença na Trienal de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre

 

O CAU Brasil é apoiador oficial da Trienal de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. Evento promovido pelo CAU/RS traz uma série de palestras, oficinas, atividades culturais, exposições, visitas guiadas e premiações em Porto Alegre. Na abertura da Trienal, no dia 16 de novembro, o CAU Brasil foi representado pelo conselheiro federal Ednezer Flores, coordenador da Comissão de Organização e Administração.

 

“Quero saudar, em nome da presidente Nadia Somekh e do CAU Brasil, esse trabalho que ajuda a promover o diálogo com a sociedade. Muito legal ver arquitetos mais antigos e os mais jovens reunidos em um evento de tamanha riqueza”, afirmou. Cerimônia de abertura contou também com a presença do presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann; do presidente do IAB-RS, Rafael Passos; e do presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Gerson Junqueira Jr.

 

Ednezer Flores destacou a importância dos arquitetos e urbanistas na construção das cidades. “Nós arquitetos e urbanistas fazemos as cidades. Por isso precisamos abrir espaços de debates e concientizar a sociedade”, disse. Ele falou dos temas que o CAU Brasil tem colocado em discussão a nível nacional.

 

ARQUITETURA E MEIO AMBIENTE
“Pautamos a questão da preservação da Amazônia, com referências nacionais e internacionais”, afirmou. “Por meio da Comissão de Relações Institucionais (CRI), o CAU Brasil está envolvendo outros países nessas temáticas que são comuns a vários países, principalmente na América Latina”.

 

Segundo o conselheiro, o CAU Brasil também vai levar adiante as pautas e discussões que estão sendo promovidas na Trienal de Arquitetura. “Vamos mostrar para as cidades e para os gestores públicos o potencial dos arquitetos e urbanistas para qualificar os nossos espaços urbanos”.

 

O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann, reforçou a importância de ampliar a abrangência dos debates arquitetônicos e urbanísticos. “Nosso objetivo é levar os temas da Arquitetura e Urvbanismo aos palcos da cidade, para que a gente não fique dentro das bolhas da nossa profissão.”

 

O presidente do IAB-RS, Rafael Passos; o conselheiro do CAU Brasil Ednezer Flores; o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Gerson Junqueira Jr; e o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann

 

PRINCIPAIS EVENTOS
Entre os diversos eventos da Trienal, ele destacou a palestra da arquiteta e urbanista Stephanie Ribeiro, apresentadora do programa Decora, da GNT, e a apresentação pública dos cinco projetos vencedores do Projeto Iconicidades. O projeto consiste em concursos públicos de arquitetura para selecionar propostas de intervenção em espaços arquitetônicos simbólicos indicados pelas cidades de Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo.

 

O presidente do IAB-RS, Rafael Passos, destacou o lançamento do Centro de Memória do CAU/RS e também o lançamento de uma carta do Fórum BR Cidades, propondo linhas políticas para retomada das políticas públicas urbanas. “A realidade polítca nos demanda esse tipo de organização coletiva”, disse.

 

O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Gerson Junqueira Jr, falou da exposição dos projetos originais de Oscar Niemeyer para a sede da entidade. “Temos vários projetos com a rubrica do Niemeyer em nosso cofres”, disse. “Percebi que a gente precisava mostrar isso pra toda a sociedade gaúcha.”

 

As atividades da Trienal de Arquitetura e Urbanismo acontecem principalmente no Theatro São Pedro e o Solar do IAB, até o dia 19 de novembro. Profissionais e estudantes da área, bem como a sociedade em geral, estão convidados para debater diferentes temas, como Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural, Software Livre, Inovação, Acessibilidade, entre outros.

 

Exposição itinerante dos trabalhos premiados no I Concurso Nacional de Fotografias do CAU Brasil, com o tema “Arquitetura e Urbanismo como instrumento de transformação social”, criado em celebração ao mês do Dia Internacional da Mulher de 2022.. A primeira edição da competição procurou valorizar a presença e os diversos olhares femininos sobre o espaço urbano no território brasileiro. Foram inscritas um total de 173 fotografias, das quais 47 foram classificadas, 17 delas premiadas (que receberam prêmios de R$ 2.000,00 cada) e 7 destacadas com menções honrosas.

 

O CAU Brasil é apoiador oficial e realiza programação paralela durante a Trienal. Fazem parte do evento o seminário “Planos diretores participativos e justiça social”  promovido pela Comissão de Política Urbana e Ambiental e debate sobre “Ética no Exercício Profissional e a Reserva Técnica” realizado pela Comissão de Ética e Disciplina. O CAU Brasil também apoia e participará de sessão temática sobre Software Livre. Todos terão transmissão ao vivo. Além disso, haverá sessão temática e oficina sobre Softwares Livres para arquitetura e exposição de fotos premiadas no “I Concurso Nacional de Fotografias do CAU Brasil: Arquitetura e Urbanismo como instrumento de transformação social”  promovido pela Comissão Temporária de Raça, Equidade e Diversidade (CTRED).

 

Confira aqui a programação completa.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo