Relações Internacionais

CAU Brasil no A’23: Expertise brasileira em Habitação de Interesse Social ganha destaque nos Estados Unidos

 

O CAU Brasil está nos Estados Unidos para participar do maior evento de Arquitetura das Américas: a Conferência A’23, organizada pelo American Institute of Architects (AIA), em São Francisco, nos Estados Unidos. O evento, que acontece de 7 a 10 de junho, reúne cerca de 20 mil profissionais de arquitetura e design de todo o mundo para discutir como projetar um mundo melhor agora, juntos.

 

A presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil), Nadia Somekh, e o conselheiro Gerardo Fonseca tiveram uma agenda intensa e produtiva no primeiro dia da missão internacional.

 

Objetivo é negociar acordos de mobilidade profissional e promover trocas experiências com diversas instituições, como o National Council of Architectural Registration Boards (NCARB) e o Royal Institute of British Architects (RIBA), além do próprio AIA.

 

Confira:

 

ATHIS NA UNIVERSIDADE DE BERKLEY
A primeira atividade foi um encontro com os professores Teresa Caldeira e James Holston, da Universidade da Califórnia em Berkeley. Eles são especialistas em antropologia urbana e planejamento urbano.

 

O CAU Brasil apresentou algumas questões relacionadas à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e ao Planejamento Urbano no Brasil, principalmente os projetos financiados pelo CAU Brasil e pelos CAU/UF por meio de editais de fomento. São mais de 230 ações em todo o território nacional, somando investimentos de mais de R$ 23 milhões.

 

Nadia Somekh, José Gerardo Fonseca, Teresa Caldeira e James Holston

 

A professora Teresa Caldeira compartilhou informações sobre a pesquisa que está desenvolvendo para reestudo das periferias de São Paulo, destacando os desafios e as oportunidades para melhorar as moradias das populações vulneráveis. Segundo ela, mais de 50% das famílias são chefiadas por mães-solo e que estas não possuem o perfil para autoconstrução. Para esse público, a melhor solução seria um programa de aluguel social.

 

A presidente Nadia Somekh ressaltou a importância da cooperação acadêmica entre o Brasil e os Estados Unidos para o avanço do conhecimento e da prática da Arquitetura e Urbanismo.

 

Na visita ao campus da Universidade de Berkeley, Nadia e Gerardo ainda conheceram o Departamento de Planejamento Urbano e Regional e o Laboratório de Inovação Urbana.

 

ARQUITETAS BRASILEIRAS NOS EUA
A presidente Nadia Somekh também conversou com arquitetas brasileiras residentes nos Estados Unidos, que compartilharam suas experiências profissionais e visões sobre o mercado de trabalho no país. Elas detalharam como é o processo de licenciamento para atuação profissional nos Estados Unidos.

 

A arquiteta Luciana Triplett destacou sua atuação frente ao Immigrant Architects Coalition, uma rede de apoio e integração para arquitetos imigrantes nos Estados Unidos.

 

Nadia Somekh com arquitetas Marcia Adair, Beatriz Berk, Luciana Triplett e Lais Maia

 

Nesta semana, a rede vai lançar o livro “City Shapers – Stories of Immigrant Designers”, que reúne histórias inspiradoras de profissionais que contribuem para a diversidade e a qualidade do ambiente construído.

 

A presidente Nadia Somekh avaliou o primeiro dia de trabalho no A’23 como muito positivo e enriquecedor. Ela afirmou que o CAU Brasil está levando para o evento a expertise brasileira em Habitação de Interesse Social, uma área que tem grande relevância social e também ambiental.

 

Nos próximos dias, a comitiva do CAU Brasil  – que inclui Lais Maia, coordenadora técnico-normativa do CAU Brasil – continuará participando das atividades do A’23, que incluem palestras, sessões educacionais, exposições e visitas guiadas.

 

Entre os destaques da programação estão as palestras do arquiteto Bjarke Ingels, do designer Yves Behar e da ativista Malala Yousafzai.

 

Para saber mais sobre o evento A’23, acesse o site oficial: https://conferenceonarchitecture.com/

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Relações Internacionais

Nadia Somekh, ex-presidente do CAU/BR, visita sede da União Internacional de Arquitetos em Paris

Relações Internacionais

Acordo Brasil/Alemanha promove regulamentação, mobilidade profissional e sustentabilidade na arquitetura

Mobilidade profissional

Acordo de reciprocidade permite que profissionais de arquitetura trabalhem em Portugal. Conheça as regras

Relações Internacionais

III Fórum Internacional: CAU Brasil assina acordos com Ordens de Arquitetos de Angola e Cabo Verde

Pular para o conteúdo