Com o objetivo de discutir assuntos relacionadas a formação continuada, o conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU Brasil), Valter Luis Caldana, esteve reunido no dia 20 de junho, com a secretária da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), Denise Pires de Carvalho, em Brasília. Alexandre Brasil, diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC também esteve presente no encontro.
Caldana explicou que o CAU Brasil tem desenvolvido ações por considerar importante a temática, mas que é preciso discutir a formação como um todo. “Atualmente, o Conselho tem editais de fomento para pesquisa e produção de conhecimento e há desconto na anuidade para profissionais que estão na formação continuada. Estamos incentivando a formação e queremos estreitar a nossa relação com o MEC, pois desejamos nos aproximar e dialogar com o Ministério para fazer ações juntos”.
Na ocasião, ele destacou que o CAU Brasil se preocupa com pesquisa e produção de conhecimento. “Estamos fazendo editais e gostaríamos de ter o MEC na produção deles. Queremos entrar na rede das Universidades com programas conjuntos. Existe um programa no Conselho que irá pagar uma bolsa para estudante de graduação com o objetivo do formando desenvolver seu TCC em uma cidade com IDH baixo”.
Ele também ressaltou que o EAD é um problema com relação a qualidade e não a modalidade. O CAU Brasil está junto com outros conselhos enfrentando essa situação e por último mencionou que a docência é uma das atividades profissionais e a criação de um RRT Acadêmico facilitaria a vida do docente.
Denise Pires de Carvalho, do SESU/MEC, explicou que não é papel do MEC cuidar da formação continuada e agradeceu a oportunidade para saber das ações realizadas pelo CAU Brasil. Ela destacou que quer o Conselho junto com o MEC para cuidar de egressos, pois o CAU Brasil é um exemplo de como exerce esse cuidado.
Novos encontros com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão na programação de reuniões a serem realizadas pelo CAU Brasil.
CAU BRASIL e INEP
No mesmo dia foi realizada uma reunião com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Manuel Fernando Melo, e a chefe de gabinete do INEP, Laura de Almeida Braga.
Na pauta do encontro estavam os seguintes temas: RTT acadêmico; inclusão da produção de conhecimento e pesquisa como prioridade; curricularização da extensão; aproximação do CAU Brasil do cotidiano do INEP, em especial do ensino superior e preocupação com a formação; EAD e modalidades de ensino e cursos.
Durante o encontro, Caldana apresentou as ações do Conselho para a formação continuada e ressaltou que existe um posicionamento do CAU Brasil para formação de qualidade que gera uma prática profissional.
“Estamos fazendo afirmações positivas como, por exemplo, editais de fomento na formação, edital de ATHIS, currícularização da extensão e atividade de docência dentro das atribuições. Lançamos o Portal da Formação Continuada e temos o CAU EDUCA, iniciativa que visa a formação desde a infância. Somos contra o exame de ordem. Além disso, temos o Projeto Lelé, que busca a integração e inserção dos estudantes concluintes do curso de Arquitetura e Urbanismo no contexto e processo de desenvolvimento das boas práticas profissionais de arquitetura e urbanismo nacional”, explicou.
Manuel Fernando destacou que o CAU Brasil tem contribuição na produção de dados sobre egresso. “Estamos discutindo a produção dos indicadores e vamos trabalhar com cada curso individualmente”.
FORMAÇÃO CONTINUADA – O CAU Brasil lançou um portal como referência em formação continuada para arquitetos e urbanistas. O propósito da formação continuada é manter as pessoas atualizadas, de forma que possam acompanhar a mudança constante de cenários nas diversas áreas de atuação.
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CAU EDUCA – É uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, que desde 2018, busca por meio de um programa de educação continuada a longo prazo a construção de uma consciência urbana e ambiental no ensino fundamental.
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PROJETO LELÉ – O Projeto visa a integração e inserção dos estudantes concluintes do curso de arquitetura e urbanismo no contexto e processo de desenvolvimento das boas práticas profissionais de arquitetura e urbanismo nacional, proporcionando a transição plena de estudante para profissional capacitado para o exercício da arquitetura e urbanismo em consonância com as competências e a missão do CAU Brasil e promovendo o acesso universal à arquitetura e urbanismo como garantia do bem-estar social.
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