Relações Internacionais

CAU Brasil procura novos mercados para arquitetos brasileiros em outros países

 

A Nova Gestão do CAU Brasil está renovando esforços para abrir novos mercados para que arquitetos e urbanistas possam mostrar seu talento. Objetivo é promover novos acordos internacionais que permitam aos profissionais brasileiros trabalharem em outros países.

 

“Está entre nossas prioridades a definição de uma estratégia de inserção dos nossos arquitetos no mundo. Eu venho trabalhando nisso há muito tempo. Vamos abrir novas oportunidades para os nossos arquitetos e urbanistas”, afirmou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

 

Primeiro mercado-alvo será nos Estados Unidos, quando Nadia Somekh estiver em Chicago para receber a Medalha Presidencial e o Título de Membro Honorário do Instituto Americano de Arquitetos (AIA, na sigla em inglês).

 

Em 2019, em companhia do então presidente Luciano Guimarães, durante reunião do Conselho Nacional de Acreditação de Arquitetura (NAAB, na sigla em inglês ), Nadia Somekh discutiu a possibilidade de integração dos cursos brasileiros de Arquitetura e Urbanismo de forma adequada com as exigências dos Estados Unidos, com o objetivo de permitir uma mobilidade dos arquitetos brasileiros em solo norte-americano. “Tivemos uma ótima conversa, interrompida pela pandemia, e agora queremos retomar este diálogo”.

 

Nesta viagem,  assunto deverá ser abordado também com o AIA com o apoio da 2ª vice-presidente do CAU Brasil, Patrícia Luz (RN) e do conselheiro federal José Gerardo da Fonseca Soares (PI), também vice-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação (AsBAI).

 

Presidente Nadia Somekh colocou mobilidade internacional como uma das prioridades da Nova Gestão do CAU Brasil

 

EUROPA E ÁFRICA
Estratégia também será levada a países da Europa e da África. Negociações devem começar no II Fórum Internacional de Entidades de Arquitetura e Urbanismo, evento que o CAU Brasil vai realizar nos dias 21 a 23 de julho, em Brasília.

 

Fórum será realizado na Embaixada de Portugal, oportunizando contatos com representantes dos países de língua portuguesa, principalmente Portugal e Angola. “Isso faz parte de um trabalho mais amplo, temos que inserir nossos arquitetos nesses países”. O próprio embaixador de Portugal,  Luís Faro Ramos, se colocou à disposição para ajudar nos diálogos com as entidades de seu país.

 

Esse diálogo com esses países será intensificado em maio, com a participação na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), que reúne associações de profissionais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique e Portugal.

 

Conselheiro Jeferson Navolar, coordenador da Comissão de Relações Institucionais do CAU Brasil

 

HABITAÇÃO ACESSÍVEL
O CAU Brasil também vai participar em Madri do Fórum Internacional de Ativação da Habitação Acessível. Evento promovido pela UIA na Espanha será mais uma oportunidade para conquistar novos mercados para os arquitetos e urbanistas brasileiros.

 

Participarão os conselheiros federais Jeferson Navolar, coordenador da Comissão de Relações Institucionais (CRI), e Ana Cristina Barreiros, coordenadora da Comissão de Política Profissional (CPP).

 

Essas ações ocorrem em paralelo à sequência das negociações com os países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai),  tema mais adiantado.  A China é outro mercado-alvo. “Já houve várias reuniões com representantes chineses, falta fazer o gol”, afirmou a presidente.

 

O CAU Brasil já possui dezenas de memorandos de entendimento e acordos de cooperação técnica com associações de arquitetos de outros países. Objetivo agora é estreitar esses laços para conseguir a mobilidade profissional dos arquitetos entre esses mercados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nadia Somekh, ex-presidente do CAU/BR, visita sede da União Internacional de Arquitetos em Paris

Acordo Brasil/Alemanha promove regulamentação, mobilidade profissional e sustentabilidade na arquitetura

Acordo de reciprocidade permite que profissionais de arquitetura trabalhem em Portugal. Conheça as regras

Pular para o conteúdo